Pré-sal: Petrobras anuncia mais uma descoberta na Bacia de Santos

A Petrobras anunciou  uma nova descoberta de petróleo leve de boa qualidade nos reservatórios do pré-sal da Bacia de Santos, onde está localizado o Campo de Tupi – o primeiro campo supergigante de petróleo do país, com volume recuperável de cerca de 5 bilhões de óleo equivalente (petróleo e gás natural). A nova descoberta ocorreu …

26/01/2011 11:02



A Petrobras anunciou  uma nova descoberta de petróleo leve de boa qualidade nos reservatórios do pré-sal da Bacia de Santos, onde está localizado o Campo de Tupi – o primeiro campo supergigante de petróleo do país, com volume recuperável de cerca de 5 bilhões de óleo equivalente (petróleo e gás natural).

A nova descoberta ocorreu no bloco da Bacia Marítima de Santos 9 (BM-S-9), em águas ultraprofundas, com a perfuração de um poço pioneiro, segundo nota da estatal.

Chamado informalmente de Carioca Nordeste, o poço está localizado em águas onde a profundidade é de 2.151 metros e a 275 quilômetros do litoral do estado de São Paulo, na área de avaliação do poço Carioca.

“Análises preliminares comprovaram a extensão da acumulação que contém petróleo de alta qualidade, em reservatório de 200 metros”, diz a nota.