Como preparar os seus filhos para a volta às aulas

27/01/2011 08:53

Na próxima semana, as escolas começam a retomar as aulas, dando início a mais um ano letivo. A proximidade desse retorno costuma gerar ansiedade e alguma preocupação nos pais e, principalmente, nas crianças. Para preparar bem a volta às aulas dos pequenos, confira essas dicas do especial de Verão do Terra.

 Conversa com as crianças

 Insegurança e ansiedade são sentimentos que tomam conta de grande parte das crianças antes do primeiro dia de aula. Em razão disso, é importante que os pais conversem e orientem os filhos com antecedência sobre como agir na volta às aulas: relacionamento com os coleguinhas, postura na sala de aula, respeito com os professores, etc.

 Retomando a rotina

 Durante as férias, as crianças costumam sair da rotina e dão certo trabalho na readaptação aos horários de seus afazeres diários. Na semana que antecede a volta às aulas, é importante ir fazendo com que os pequenos retomem alguns hábitos e horários: para dormir, acordar, se alimentar e brincar, por exemplo, já pensando no tempo que deverá ser reservado para as tarefas escolares.

 Material

 Se a lista de materiais completa para o ano ainda não foi divulgada, compre pelo menos aqueles materiais básicos, como caderno, estojo, lápis, borracha, caneta, lápis de cor. No dia anterior ao início das aulas, não esqueça de conferir se o material necessário está dentro da mochila da criança.

 Uniforme

 Não deixe para arrumar o uniforme da criança em cima da hora. Coloque o uniforme para lavar alguns dias antes do retorno às aulas, para que você tenha tempo de secá-lo, passá-lo. Faça a criança experimentar o uniforme com antecedência, para ver se há necessidade de algum ajuste.

 Transporte

 Se o seu filho usa ou vai usar transporte escolar contratado, tenha atenção a alguns aspectos importantes para garantir a segurança e o bem-estar da criança. O primeiro passo é conferir se veículo e motorista estão devidamente credenciados pelo Detran e em condições de prestar um bom serviço. Se for o caso, procure se informar a respeito com a própria escola e com outros pais. Outra dica importante é verificar as condições de higiene e segurança do carro, como quantidade de cintos de segurança. Além disso, solicite o telefone e o endereço do motorista para eventuais emergências.

 A escola no primeiro dia

 É recomendado levar o filho mais cedo para o primeiro dia de aula, mesmo que ele já frequente aquela escola. Além desse cuidado, caso a criança esteja indo pela primeira vez àquela escola, é importante visitar o estabelecimento junto com ela dias antes do início das aulas.  Isso diminui a ansiedade e evita situações indesejáveis no primeiro dia.

Tags: