Descoberta nova espécie de lobo na África

Cientistas provaram que o misterioso animal conhecido como o chacal egípcio(Canis aureus lupaster)e diversas vezes confundido com o chacal-dourado (C. aureus) não é uma subespécie de chacal e, sim, de lobo-cinzento. A descoberta, publicada nesta semana na revista PLoS One e realizada por cientistas das univeridades de Oxford (Inglaterra), de Oslo (Noruega) e de Addis …

29/01/2011 18:29



Cientistas provaram que o misterioso animal conhecido como o chacal egípcio(Canis aureus lupaster)e diversas vezes confundido com o chacal-dourado (C. aureus) não é uma subespécie de chacal e, sim, de lobo-cinzento. A descoberta, publicada nesta semana na revista PLoS One e realizada por cientistas das univeridades de Oxford (Inglaterra), de Oslo (Noruega) e de Addis Ababa (Etiópia), mostrou que os lobos-cinzentos chegaram à África de 3 milhões de anos antes de se espalhar pelo Hemisfério Norte. O novo lobo é parente do lobo-cinzento do Holártico(refere-se aos habitats encontrados em todo os continentes do norte do mundo como um todo), do lobo indiano e do lobo do Himalaia.

O professor David Macdonald, um dos autores do estudo, disse: “Um lobo na África não só é um notícia importante sobre conservação, mas levanta questões biológicas fascinantes sobre como o novo lobo africano evoluiu e viveu paralelamente não somente com os reais chacais-dourados, mas também com o raro lobo etíope, o qual é uma espécie totalmente diferente que a nova descoberta não deve ser confundida”.