Al faz cartilha para auxiliar população no combate à dengue

31/01/2011 09:30

A Assembleia Legislativa firmou compromisso e vai auxiliar a sociedade mato-grossense no combate à dengue com a divulgação de informações, organizadas na cartilha “Dengue, vamos juntos vencer a guerra contra o mosquito”. A Casa confeccionou cinco mil exemplares da cartilha com o propósito de levar as pessoas a eliminarem os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.

A cartilha foi organizada de forma simples e clara, com textos curtos e muita ilustração para que crianças, adolescentes e a população em geral, saibam que com a chegada do verão e das chuvas, as chances do mosquito se reproduzir aumentam. E da doença ser transmitida, também. O material será distribuído na Casa, durante a visita de estudantes pelo projeto Por Dentro do Parlamento e também, na posse dos deputados, na sessão da terça-feira (01).

A cartilha informa quais as características do mosquito, o horário em que ele costuma picar e que a picada não dói, nem coça. Lembra que o transmissor vive em casa, ou em seu entorno, e se reproduz em água parada. O seu tempo de vida é de 45 dias. Após a picar a vítima, os sintomas da doença aparecem entre 10 a 14 dias.

“A Assembléia Legislativa acredita que a prevenção é a melhor arma para o combate dessa doença. Por isso, assumimos a responsabilidade de ajudar a disseminar informações”, disse o presidente da Assembleia, deputado Mauro Savi (PR).