FMI adverte sobre risco de aumento do desemprego no mundo

01/02/2011 14:26

O diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, advertiu hoje que há uma tendência de aumentar o desemprego no mundo, afetando diretamente a população mais jovem. “Nós enfrentamos a perspectiva de uma geração perdida de jovens, destinados a sofrer o pior desemprego ao longo da vida e afetando as condições sociais”, afirmou. “Há desequilíbrios globais.”

Strauss-Kahn lembrou que a macroeconomia melhorou de forma geral no mundo, mas os problemas causados pelos desemprego elevado e a alta da inflação podem alimentar o protecionismo comercial e causar a instabilidade social.

“O crescimento nas economias com grandes déficits externos, os Estados Unidos, está sendo impulsionado pela demanda doméstica. E o crescimento nas economias com grandes superávits externos, como a China e a Alemanha, ainda está sendo impulsionado pelas exportações”, disse Strauss-Kahn .

O diretor do FMI disse que a cobrança vem de países emergentes, mas regiões como a Europa e a América do Norte sofrem elevados índices de desemprego e podem se agravar. De acordo com ele, a estimativa é que 400 milhões de jovens entrem no mercado de trabalho mundial apenas na próxima década.

Tags: