Magnata lança primeiro jornal digital diário para o iPad do mundo

02/02/2011 18:16

A empresa News Corp., do magnata das comunicações Rupert Murdoch, lançou, nesta quarta-feira (2), o jornal digital The Daily, exclusivo para iPad, o tablet que o empresário afirma ser a salvação para a mídia impressa.

Murdoch, de 79 anos, presidente e executivo-chefe da News Corp., e Eddy Cue, vice-presidente de serviços de internet da Apple, fabricante do iPad, apresentaram o The Daily em evento no Museu Guggenheim Museum de Nova York, nos Estados Unidos.

O jornal digital deveria ter saído no mês passado em São Francisco, mas o evento foi adiado no último minuto por causa do anúncio de que o executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, entraria em nova licença médica.

Segundo o The Wall Street Journal, de propriedade da News Corp., o The Daily terá um custo de R$ 1,65 (US$ 0,99) por semana e será vendido exclusivamente no iTunes, a loja virtual da Apple. As notícias serão enviadas automaticamente ao iPad do assinante toda manhã.

Segundo o WSJ, a News Corp. contratou cerca de cem pessoas para trabalhar no The Daily, incluindo jornalistas veteranos de publicações tradicionais, como New Yorker, Forbes e New York Post. Segundo a revista ‘Forbes’, a News Corp. orçou em R$ 50 milhões (US$ 30 milhões) o investimento no primeiro ano do jornal.

O site de tecnologia AllThingsD.com, também de propriedade da News Corp., noticiou que o The Daily trará artigos noticiosos, gráficos interativos, vídeos e fotos, desenvolvidos para tirar vantagem da tela tátil do iPad. O jornal digital também terá um site gratuito na internet, disponível no domínio thedaily.com, mas este contará com uma pequena seleção do conteúdo original. De acordo com o AllThingsD, o The Daily será gratuito nas duas primeiras semanas.

O projeto reúne as três paixões de Murdoch: jornais, iPad e descobrir uma forma de oferecer aos leitores conteúdo online em um tempo de encolhimento da circulação dos jornais e de redução dos ganhos com publicidade impressa. Em entrevista concedida em abril do ano passado ao The Kalb Report, Murdoch disse que o iPad é “um vislumbre do futuro”.

– Haverá dezenas de milhões desses aparelhos vendidos em todo o mundo. Eles podem ser a salvação dos jornais porque você deixa de ter custos com papel, tinta, impressão, transporte. O iPad não destrói o jornal tradicional, ele apenas chega de um jeito diferente.

A criação de um jornal digital para assinantes é a mais recente cartada de Murdoch na tentativa de fazer com que os consumidores comecem a pagar por notícias disponibilizadas na internet depois de anos recebendo-as de graça. O Wall Street Journal exige assinatura para disponibilizar o acesso ao conteúdo completo do WSJ.com, e os britânicos The Times e The Sunday Times, duas outras publicações da News Corp., recentemente começaram a cobrar pelo acesso a seus sites na internet.

No entanto, Murdoch não é o único editor a ver no iPad uma oportunidade de aumentar o lucro. Uma série de publicações americanas desenvolveu aplicativos pagos para o leitor digital da Apple, entre elas Esquire, Glamour, GQ, New Yorker, People, Vanity Fair e Wired. Em novembro, o magnata britânico Richard Branson lançou uma revista mensal de estilo e cultura desenvolvida para o iPad, chamada Project

Tags: