Maior orquídea do mundo floresce no Ibama de Brasília

03/02/2011 17:04

Com mais de 400 flores majestosas, porte arbustivo e exalando suave perfume, está em plena floração, no Orquidário Nacional do Ibama em Brasília, um espécime da Grammatophyllum speciosum, orquídea nativa da Malásia e portadora do título “A maior orquídea do mundo”.

A planta gigante foi gerida por meio do projeto Orquídeas do Brasil e cresceu por cinco anos até chegar aos atuais 2,5m de altura, tornando-se mais grandiosa e fascinante por causa de suas 19 hastes florais, que atingem até três metros, em forma de coroa.

A orquídea foi entregue ainda pequena à bióloga Lou Menezes, chefe do Orquidário, pelo colecionador pernambucano Odilon Cunha, colaborador do Projeto Orquídeas do Brasil e proprietário de uma rara coleção de plantas desta espécie, que inclui exemplares de todo o planeta.

Aproveitando a floração, Lou Menezes já realizou o cruzamento da espécie originária da Malásia com outra, típica do cerrado brasileiro, a Cyrtopodium brandonianum. A iniciativa representa o primeiro passo para o crescimento de uma nova espécie híbrida, uma Grammatopodium, cujo nome de batismo ainda não foi escolhido, diz a bióloga.

Estas flores são de longa duração e a orquídea gigante pode ser vista até a semana que vem, na frente do Orquidário Nacional do Ibama/Projeto Orquídeas do Brasil, que fica no endereço: SCEN Trecho 02, Ibama Ed. Sede, Orquidário, Brasília/DF.

Tags: