Neve cancela 5.000 voos nos EUA

03/02/2011 09:24

Uma enorme tempestade, anunciada como a pior em décadas, moveu-se rapidamente ontem pelos Estados do noroeste dos Estados Unidos, deixando várias áreas de Chicago a Nova York paralisadas devido à neve e ao gelo.
Centenas de motoristas ficaram presos durante a noite, e aeroportos e escolas foram forçadas a fechar.
Chicago recebeu 49,53 centímetros de neve, tornando a nevasca a terceira maior no histórico da cidade – e mais neve ainda é possível. Cerca de 46 centímetros de neve caiu no Missouri e mais de 30 centímetros no norte de Indiana e no sudeste do Kansas.
A previsão para a cidade de Nova York era de que 2 centímetros de gelo cairiam por volta do meio-dia (15h em Brasília) antes que uma mistura de granizo e chuva desse lugar apenas a chuva.
Meteorologistas alertaram que possíveis acumulações de gelo podem derrubar árvores e linhas de energia na rota de 3.220 km que a tempestade está seguindo. O gelo também pode afetar serviços de trânsito.
Em Chicago, a prefeitura fechou as escolas públicas pela primeira vez em 12 anos e fechou a rodovia Lake Shore, onde centenas de motoristas ficaram presos por 12 horas após múltiplos acidentes de carro.
Tratores removeram a neve de centenas de carros que permaneciam soterrados até o teto na manhã de ontem, depois que os motoristas foram resgatados.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Chicago, Raymond Orozco, disse que os esforços para resgatar motoristas foram “seriamente dificultados” pela neve e fortes ventos.
Jenny Theroux, 23, afirmou à agência de notícias Associated Press ter ficado presa na neve das 16h de terça-feira até cerca de 4h de quarta-feira. A apenas 240 metros de uma saída, ela repetidamente ligou para a prefeitura para ter informações.
“Foi uma experiência muito estressante até o fim, especialmente sem saber o que estava acontecendo”, afirmou ela, depois de ter abandonado o carro.
AEROPORTOS
Mais de 5.300 voos foram cancelados em todo o país, segundo o serviço de monitoramento de voos FlightAware. Isso ocorreu um dia depois de as companhias terem mantido em solo 12.630 aviões devido à tempestade.
No início da manhã de ontem, mais de 200 mil casas e escritórios em Ohio estavam sem eletricidade, enquanto 100 mil consumidores em Nova Jersey e Pensilvânia enfrentavam o mesmo problema – os locais foram atingidos principalmente por chuva e gelo. Outros apagões ocorreram no Texas.
Em Oklahoma, equipes de resgate e a Guarda Nacional procuraram à noite por motoristas que pudessem estar presos nas principais rodovias do Estado, depois de uma tempestade de neve ter fechado os acessos para Tulsa e Oklahoma City.
A potência da tempestade veio do ar frio que desceu do Canadá e se chocou com o ar quente e úmido vindo do sul, segundo explicou o meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional Gino Izzo.
Tags: