Veja a previsão do tempo de hoje

04/02/2011 09:13

O dia será marcado por temporais em parte de São Paulo, da região Sul e do Centro-Oeste do país nesta sexta-feira (4).

Uma frente no oceano gera nebulosidade de São Paulo ao Norte do Brasil. No Rio Grande do Sul, o ar seco deixa o céu quase sem nuvens.
A explicação para essas pancadas de chuva que tem atingido a capital e a Grande São Paulo desde o início do verão começa no mar. Por causa da proximidade com o litoral, a brisa marítima quando é forte consegue subir a serra do mar e, ao encontrar o ar quente e úmido da cidade, funciona como uma frente fria: levanta o ar e transforma toda umidade em nuvens carregadas e aí chove forte.

São esses temporais que devem atingir o interior paulista hoje. Na capital, as chuvas são fracas e isoladas.

Na região Sul, chove em todos os Estados. Os maiores volumes atingem Santa Catarina e o Paraná.
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a chuva continua com alerta para temporais em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Pará e o litoral do Amapá.
No Nordeste ainda pode chover forte com raios nos Estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Chuvas leves e isoladas entre o litoral de Sergipe e da Bahia, mas não atrapalha o dia de praia.
O dia fica quente no Centro-Oeste. Em Cuiabá, máxima de 34°C e de até 31°C em Goiânia. No Sudeste o fim de semana vai ser de calor. Nesta sexta-feira, a máxima chega aos 32°C em Belo Horizonte.

Tags: