Silval recepciona ministro e vai para Brasília “alavancar” as ações do Dnit

05/02/2011 12:32

Depois de se reunir com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, na sexta (4), o governador Silval Barbosa (PMDB) o convidou para participar da reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na próxima terça (8). Além de visitar as obras da Arena Verdão e conhecer os projetos para os Centros Oficiais de Treinamento, Orlando se inteirou sobre os projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014.

   “Conversamos sobre a visita que o governador fará a Brasília, na próxima semana, para que nós possamos também avançar nas intervenções de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)”, destacou o ministro.

    Durante o encontro com Silval, ele informou que o governo federal tem consciência sobre a necessidade de realizar o investimento previsto na ampliação do terminal de passageiros do aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

   Apesar das preocupações em relação à mobilidade urbana e ao transporte, Orlando elogiou os avanços do Estado em relação à Arena Verdão. “Eu comuniquei ao governador a felicidade da presidente Dilma Rousseff (PT) ao conhecer o estágio de preparação do novo estádio. Ela viu as fotos e ficou muito feliz em perceber que Mato Grosso está na linha de frente entre os estádios para a Copa de 2014”, destacou.

   A notícia animou Silval. “Fico feliz com essa avaliação sobre nosso Estado”, comentou. “Queremos estar com esse estádio pronto em dezembro de 2012 para pleitearmos a Copa das Confederações. A meta do governo federal é de entregarmos a arena para o Mundial, mas a nossa são os jogos de 2013”, destacou. Para isso, ele pediu apoio ao ministro para o cumprimento das metas estabelecidas pela Fifa.

   Até 28 de fevereiro, Orlando pretende vistoriar as obras em todas as cidades-sede da Copa. Cuiabá foi a segunda a receber o ministro, depois de São Paulo. No próximo dia 17, a Capital recebe a visita do Comitê Olímpico Local (COL), que vai checar os projetos e as áreas previstas para a instalação dos Centros Oficiais de Treinamento (COT’s).

   No Estado, devem ser implantados três COT’s, sendo que o principal, em Várzea Grande, tem licitação prevista para este mês. Os outros dois, em Cuiabá, estão em fase de projetos. A idéia para um deles é a construção de uma Vila Olímpica, atendendo as exigências mínimas da Fifa enquanto o outro deve ser uma adaptação na reforma do Dutrinha.