Calor humano será fonte de energia de estação na Suécia

A estação de trem de Estocolmo, na Suécia, vai reduzir o seu consumo de energia elétrica usando o calor gerado pelo corpo das pessoas que passam por lá todos os dias. A ideia é da construtora sueca Jernhusen e deve economizar até 25% de energia elétrica nesta nova estação. O plano consiste em capturar a …

12/02/2011 13:01



A estação de trem de Estocolmo, na Suécia, vai reduzir o seu consumo de energia elétrica usando o calor gerado pelo corpo das pessoas que passam por lá todos os dias. A ideia é da construtora sueca Jernhusen e deve economizar até 25% de energia elétrica nesta nova estação.

O plano consiste em capturar a energia gerada pelo calor dos corpos por meio de receptores instalados por toda a estação. Este calor aquece uma determinada quantidade de água, que por sua vez é enviada a um prédio anexo à estação, onde vai gerar a eletricidade necessária para essa economia de energia.

O projeto tem muitas chances de dar certo quando for concluído, em junho de 2012. Todos os dias, mais de 200 mil pessoas passam pela estação central de Estocolmo. O valor total dessa obra é de, nada modestos, 1 bilhão de euros.