Ano Letivo 2011 começa em Mato Grosso

14/02/2011 14:47

“Com a inauguração de uma escola o Governo do Estado fortalece a proposta de campanha de colocar Mato Grosso e, principalmente, a Educação do Estado, em 1º lugar”, destacou o vice-governador do Estado, Francisco (Chico) Daltro, nesta segunda-feira (14.02), durante cerimônia de lançamento do ano letivo 2011, na recém-entregue Escola Estadual José Leite de Moraes, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

A cerimônia de abertura reuniu 1.700 estudantes, professores, pais de alunos e convidados, que juntos ouviram as boas vindas também da secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida. Na oportunidade, Rosa Neide destacou a importância da escola e principalmente dos professores, para o futuro das crianças e adolescentes. “A escola é a porta de entrada para que o filho do trabalhador se torne um doutor”.

Mato Grosso tem atualmente 720 escolas, com total de 430 mil estudantes que retomam as atividades nas 8.700 salas de aulas. Desse total, cerca de 10% das unidades escolares passam por reformas e outras 22 aguardam para serem construídas. Das escolas a serem climatizadas a José Leite de Moraes é uma das escolas beneficiadas com ar condicionado.

A diretora da Escola Estadual José Leite de Moraes, Giuliana Aparecida da Silva, agradeceu as ações do Governo do Estado para a conclusão das obras na escola, após vivenciar momentos difíceis. “A reinauguração do prédio fortalecerá a ação de todas as pessoas que nela se instalarem”, disse. A diretora fez um agradecimento especial à secretária Rosa Neide, pela valorização que vem dando a educação do Estado.

 Euvídio Ferreira da Silva, pai de Fernanda, estudante do 2º ano do 1º ciclo, comemorou junto a comunidade escolar o novo espaço. Conforme ele, a escolha dessa escola para a matrícula da filha se deu pelas próprias referências que tinha da unidade. “Estudei aqui, conheço a escola desde a fundação, foi aqui que aprendi tudo que sei hoje, e quero o melhor para minha filha”, disse.

O acolhimento aos estudantes da José Leite teve início com a apresentação da Orquestra de Flautas da escola, seguido pelo show do Coral Vesper e ainda, pelas palavras de boas vindas dos estudantes, representados pela estudante do 1º ano do Ensino Médio, Jaqueline Nogueira e representante dos pais, Maria Conceição Carvalho.

Compareceram à cerimônia, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, o secretário municipal de Educação de Várzea Grande, Wilson Coelho Pereira, o deputado estadual Ezequiel Fonseca, e os secretários adjuntos de Educação, Fátima Resende (Políticas Educacionais), José Ricardo Elias (Estrutura Escolar), bem como a superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez.

Tags: