Novo PAC é lançado para obras de infraestrutura de transportes em 24 grandes cidades

16/02/2011 15:51

O Governo Federal lançou nesta quarta-feira o Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Grandes Cidades. Serão R$ 18 bilhões, dendo R$ 6 bilhões oriundos da própria União e o resto a partir de financiamento, para melhorar a infraestrutura de transporte público nas principais cidades do país. O Rio, assim como outras grandes metrópoles como São Paulo e Brasília, está no primeiro grupo a receber os investimentos

Os Ministérios do Planejamento e das Cidades vão selecionar projetos de infraestrutura de transporte coletivo para modernizar os sistemas de 24 cidades com mais de 700 mil habitantes em todo o país. As propostas podem incluir corredores de ônibus exclusivos, trens urbanos, metrôs e Veículos Leves sobre Trilhos, os famosos VLTs.

De acordo com o ministro das Cidades, Mario negromonte, o objetivo é diminuir os gargalos de transportes públicos das principais cidades do país.

“(O objetivo é) apresentar soluções para os gargalos de mobilidade dos grandes centros urbanos, num esforço para melhorar a qualidade de vida de milhares de cidadãos, priorizando o transporte público”, afirmou o ministro.

Tags: