Teste de Progênie Girolando distribuirá 8 mil doses de sêmen

18/02/2011 17:57

Técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando iniciaram à distribuição de mais de oito mil doses de sêmen em fazendas localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Outras regiões que receberão as doses são: Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e vários estados do Nordeste. Além de receberem gratuitamente o material genético, os criadores beneficiados ainda contarão com a assistência dos técnicos da entidade.

As doses de sêmen que serão distribuídas a partir desta terça-feira pertencem aos touros participantes do 12º Grupo do Teste de Progênie Girolando, cuja disputa por uma vaga foi grande. Foram inscritos 65 animais e 19 deles foram selecionados. São sete touros ¾ sangue Girolando e 12 PS e 5/8 de sangue. No ano passado, a prova contou com a participação de 12 reprodutores. O Teste de Progênie tem como objetivo selecionar animais de genética superior, capazes de transmitir a seus descendentes características que venham a melhorar a produção de leite, morfologia e características de manejo.

As doses de sêmen serão utilizadas para inseminar fêmeas das fazendas cadastradas como “Rebanho Colaborador”. Os criadores interessados em receber o material genético dos touros em teste deverão entrar em

Para que um rebanho seja colaborador do Teste de Progênie é necessário atender a alguns pré-requisitos, dentre eles: fornecer os dados das progênies dos touros em teste aos técnicos do programa durante as visitas técnicas; realizar a pesagem das bezerras e bezerros ao nascer; realizar o controle leiteiro das filhas dos touros na sua primeira lactação e suas companheiras contemporâneas de rebanho.

O Teste de Progênie tem possibilitado às propriedades que recebem gratuitamente o sêmen utilizar as informações do controle leiteiro e das avaliações genéticas das vacas para a seleção das melhores matrizes, acelerando o progresso genético do rebanho e melhorando a eficiência produtiva, ocasionando uma maior rentabilidade da atividade leiteira.