Lançamento das obras do terminal de Itiquira concretiza sonho de desenvolvimento

19/02/2011 23:15

Itiquira, MT – Em clima de festa e com a certeza de que o sonho do desenvolvimento e prosperidade agora é questão de tempo que o prefeito Ernani José Sander recebeu o governador Silval Barbosa e comitiva do Governo do Estado, neste sábado (19.02) para a vistoria e o lançamento das obras do terminal intermodal ferroviário de Itiquira (350 Km ao Sul de Cuiabá). Os trilhos são da conhecida ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, cuja concessionária América Latina Logística (ALL) é a responsável pelas obras dos trechos que passarão, ainda, por Rondonópolis e Cuiabá.

Após as vistorias, o governador de Mato Grosso lançou oficialmente as obras que irão trazer a economia crescente e o progresso, não só para a região Sul de Mato Grosso, mas também para todo o Estado.

Como disse o próprio Silval, eventos como esse engrandecem o Estado. “Para nós do Governo estar aqui, ouvir os testemunhos e ver que cada um contribui no seu tempo com essa história, fica marcada a concretização dessa grandiosa construção de relevante significado para Mato Grosso”, disse o governador ao agradecer a ALL por acreditar no potencial de Mato Grosso e investir no Estado. “Temos o compromisso de fazer tudo o que é preciso para desenvolver Mato Grosso. Os poucos produtores que aqui estavam acreditaram e hoje, com a classe política podemos consolidar essa logística que hoje é realidade”.

O governador falou da luta da extensão dos trilhos até Rondonópolis e depois até Cuiabá, dando condições de competitividade, promovendo o desenvolvimento em todos os setores da economia mato-grossense. “Estamos comemorando índices de crescimento fantásticos, gerando mais oportunidades a quem vive aqui”.

O secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, que acompanha a luta pela construção da ferrovia, há muitos anos, iniciada pelo seu pai, o senador Vicente Vuolo, falou da honra em comandar essa nova Pasta no Governo do Estado e falou da emoção daquele momento, por ver que o sonho de tantos anos está se concretizando. “Itiquira vai, em pouco tempo, iniciar o processo de transformação econômica. Acredito que Mato Grosso dá um passo grande com este eixo de modal e com isso vamos inserir o Estado no cenário competitivo nacional”, assinalou Vuolo.

Para o presidente da Seara, Santo Zanin, cuja empresa é uma das grandes investidoras do trecho da ferrovia, a satisfação é a concretização do sonho que se realiza e irá resultar em melhorias para Mato Grosso, “com mais geração de postos de trabalho, qualificação da mão de obra. Este empreendimento representa uma segmentação da Seara e com isso Itiquira dará um salto muito grande em empreendedorismo”.

PATINHO FEIO E CISNE

Responsável por essa grandiosa obra em Mato Grosso, o presidente da ALL, Paulo Basílio, lembrou a história da Companhia de capital nacional, que desde 1997 opera rodovias e falou do prazer de constatar que não estava errado quando firmou a parceria com Mato Grosso. “Estamos muito tranquilo e confiáveis com o trabalho desenvolvido e que estamos investindo para chegar a Rondonópolis. Mato Grosso pode contar com a ALL. O Governo do Estado foi um parceiro importante, desde a fase dos licenciamentos ambientais. Tudo o que precisamos o governo apoiou”, destacou Basílio.

Parte deste contexto de luta, o senador Blairo Maggi disse que essa é uma etapa que vemos se materializar e que vai beneficiar toda a região. “Em Mato Grosso, muitos brigam para que o Estado tenha saídas para gerar economia e deixar o dinheiro aqui, no Estado. Gargalos serão resolvidos, como o da BR-163 com a ferrovia chegando lá, por exemplo. São modificações, estamos vendo um Mato Grosso sendo transformado”, falou Maggi.

O senador fez ainda uma comparação se referindo ao crescente desenvolvimento do Estado ao dizer que “saímos de um patinho feio e com o tempo estamos nos transformando num belo cisne em relação aos estados da Federação”. Maggi enalteceu sua fala complementando que a vontade política tem de acontecer, destacando o empenho da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula para que os investimentos chegassem ao Estado central do Brasil.

Emocionado e dizendo ser o dia mais importante de sua vida, o prefeito de Itiquira, Ernani Sander, agradeceu o apoio do Governo do Estado para a concretização desse sonho, que muitos no município não acreditavam. “Aqui está o progresso e o desenvolvimento. Agradeço o governador Silval Barbosa pelo apoio que tem nos dado e que confiou no potencial do nosso município, juntamente com o Blairo. Tenho certeza que daqui a dez anos conseguiremos andar com nossas próprias pernas devido às riquezas daqui da nossa terra, que agora vai aumentar com a ferrovia”.

Acompanharam o governador, em comitiva, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Jilson Francisco, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, o presidente do Indea, Valney Correa, o senador Pedro Taques, o presidente da Federação da Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, o deputado federal Carlos Bezerra, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, os deputados estaduais Guilherme Maluf e Ondanir Bortolini (Nininho), autoridades locais e população itiquirense.

Tags: