Melhor idade será tema de encontro internacional realizado com a parceria do Estado

21/02/2011 10:23

Com o tema “Viver a vida e não ter vergonha de ser feliz” foi lançado no Centro de Eventos Pantanal, o XVII Encontro Internacional Luso-Brasileiro do Turismo Sênior e o XIV Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade. Os eventos, que serão realizados paralelamente entre os dias 18 a 22 de maio, são promovidos pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de Mato Grosso (ABCMI/MT) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur).
A expectativa dos organizadores dos eventos é reunir cerca de 3.000 pessoas de todo o País e também de Portugal, onde a previsão é que venha uma delegação com aproximadamente 400 pessoas. De acordo com a presidente da ABCMI/MT, Anita Caporossi, o Encontro Internacional e o Congresso dos Clubes da Melhor Idade possuem o objetivo de fortalecer o turismo de eventos no Estado e chamar a atenção da população para os temas envolvendo a melhor idade. “Neste período todos os olhos da melhor idade estarão voltados para o Estado. É uma oportunidade inédita que temos de divulgar nossas belezas naturais e os produtos turísticos”.
Além de conhecer a região de Chapada dos Guimarães e o Pantanal, os participantes do evento internacional vão trocar experiências e propor ao Poder Público, em todas suas esferas, ações que possam melhorar a qualidade de vida dos idosos. Serão oferecidas ainda, oficinas, palestras e atividades culturais aos milhares de participantes dos eventos. “Estamos em contagem regressiva para sediar um dos mais importantes eventos internacionais voltadas para a melhor idade. O Governo do Estado dará total apoio a esses eventos, pois eles contribuem de forma significativa para a divulgação de Mato Grosso, além de fomentar a economia local”, disse o vice-governador Chico Daltro, que representou o governador Silval Barbosa na solenidade.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, que é presidente da comissão organizadora do XVII Encontro Internacional Luso-Brasileiro do Turismo Sênior e XIV Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade, acredita que esses dois eventos vão mostrar que no coração do País existe uma alternativa de lazer com belezas naturais insuperáveis. “Mato Grosso é o único Estado brasileiro que possui três ecossistemas, o Cerrado, Pantanal e Amazônia. Precisamos investir em infraestrutura para fomentar o turismo de forma sustentável”, disse.
Para Teté Bezerra, outro aspecto que precisa se destacado, é o fato que esses eventos vão fortalecer os clubes da melhor idade e chamar atenção da sociedade civil para as questões envolvendo os idosos. “Saúde, qualidade de vida, empreendedorismo, turismo para a melhor idade, são alguns dos assuntos que serão debatidos durante os cincos dias do encontro. Isso vai ajudar a despertar a atenção da sociedade, mas principalmente das esferas de poder para essas questões”, frisou a secretária, acrescentando que infeliz é o povo que não respeita seus idosos.
Participaram também do lançamento dos eventos da melhor idade, o secretário adjunto da Sedtur, Jair Pradela; o secretário adjunto de Assistência Social da Secretaria de Estado de  Trabalho, Emprego, Cidadania  e Assistência Social (Setces-MT) José Rodrigues Rocha Júnior, que é também presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; a representante nacional da ABCMI, Hélida Gomes e representantes do Sebrae.
Tags:
Cultura