Cursos gratuitos do governo dão preferência à desempregados

23/02/2011 11:55

Todos os trabalhadores da Grande Cuiabá podem se dirigir ao Ganha Tempo ou à sede do Sine Estadual nesta quarta-feira (23.02), para se inscreverem nas 670 vagas de qualificação oferecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT).

Só no primeiro dia de abertura das inscrições, cerca de 1,5 mil pessoas se inscreveram. A previsão é que mais de 2,5 mil trabalhadores procurem os postos de cadastramento dos cursos. Assim, diante da grande procura pelas qualificações, a Setecs-MT fará uma seleção, nas quais os desempregados, mulheres chefes de família e pessoas com deficiência terão acesso prioritário aos 18 cursos ofertados.

Cabe destacar que, no momento da inscrição, devem ser apresentados a carteira de trabalho, RG e o número de cadastro no Sine-MT, por isso, ter registro no órgão é um dos pré-requisitos para participação nos cursos, como também para posterior encaminhamento aos postos de trabalho.

As 670 vagas ofertadas neste momento fazem parte dos projetos Qualicopa, Projeto Social de Gratuidade (Senac/Setecs) e parceria Setecs/Senai-MT para construção civil. Ao longo de todo ano, novas capacitações serão oferecidas, com ações nos 141 municípios de Mato Grosso.

Outras informações sobre cursos de qualificação podem ser obtidas pelo telefone 3613-5719.

ALTA EMPREGABILIDADE

Os cursos de qualificação da Setecs-MT tem atingido grande aceitabilidade no mercado de trabalho, fato que contribui com a empregabilidade dos participantes.

A vendedora Alexsandra Mesquita Silva é um dos exemplos de pessoas bem sucedidas que participaram dos cursos de capacitação profissional. Ela fez qualificação em vendas e logo depois já estava empregada em uma empresa de cartões de crédito. “Foi uma experiência muito importante na minha vida, já que aprendi muita coisa e isso foi determinante na minha contratação. Quem puder participar dos cursos, vá em frente, pois eles abrem portas”, disse a jovem.

De acordo com a superintendente de Qualificação Profissional da Setecs-MT, Rosamaria de Carvalho, os cursos possuem carga horária de 200 a 300 horas, o que garante uma gama de conhecimentos e condições competitivas no mercado de trabalho. “A falta de qualificação ainda é um entrave que as empresas enfrentam na hora de contratar alguém, por isso, o Governo do Estado tem investido neste setor para dar condições de empregabilidade e renda aos trabalhadores, em especial aqueles que estão fora do mercado de trabalho”, destacou a superintendente.

Tags: