Mato Grosso pode sediar jogos da Copa América em 2015

23/02/2011 08:19

A Copa América de 2015 será no Brasil e Mato Grosso poderá receber jogos da competição, um ano após o Mundial de 2014. Nesta terça-feira, durante o Seminário Geral das Cidades-Sede da Copa de 2014, realizado em Brasília, o coordenador de operações do comitê organizador, Ricardo Trade, confirmou que a competição acontecerá no país.

 O assunto foi abordado durante as questões sobre o futuro dos estádios que serão construídos para o torneio da Fifa. A expectativa é que a maioria deles seja utilizada no torneio continental.

 “O calendário de competições é grande no país. Após a Copa do Mundo, nós teremos a Copa América e as Olimpíadas no Brasil. E todos os estádios podem ser utilizados”, revelou Trade.

 Em 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar uma troca de datas por conta do intenso calendário esportivo do país, que vai receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

 No entanto, a alteração não foi levada adiante e o Brasil vai ser sede do torneio continental. O Chile organizará a competição em 2019. Além dos chilenos, a Bolívia também pleiteou o campeonato, que acontecerá daqui a quatro anos.

 Com a confirmação da Copa América no Brasil, Cuiabá deve se candidatar a receber os jogos da competição na Arena do Pantanal, estádio que já está sendo construído para sediar os jogos do Mundial de 2014.

 A Arena, que está sendo erguida no local onde antes existia o estádio Governador José Fragelli (Verdão), está orçada em R$ 342 milhões e com capacidade para receber 43 mil torcedores. A previsão é que o novo estádio de Cuiabá seja concluído em dezembro do próximo ano.

 Copa América

Este ano, o torneio será disputado na Argentina na mesma fórmula das edições anteriores. Porém, em 2015, no Brasil, a Conmebol e a Concacaf estudam a possibilidade de se unificar e realizar uma competição com 16 seleções. A ideia é que o campeonato seja disputado nos mesmos moldes da Eurocopa, com quatro grupos e depois o tradicional mata-mata. A ideia ainda está sendo estudada.

 O Brasil é o atual bicampeão do torneio. Nas duas últimas edições, em 2004, no Peru, e em 2007, na Venezuela, o time canarinho bateu a Argentina e ficou com o caneco.

Tags:
Esportes