Mulher é resgatada quase 26 horas após tremor na Nova Zelândia

23/02/2011 10:26

Uma mulher foi resgatada nesta quarta-feira após passar quase 26 horas em meio aos escombros de um edifício em Christchurch, na Nova Zelândia. O prédio desmoronou após o terremoto de 6,3 graus de magnitude que deixou pelo menos 75 mortos.
Segundo o prefeito de Christchurch, Bob Parker, Ann Bodkin foi retirada das ruínas do edifício PGG. Ele acrescentou que a mulher saiu dos escombros ferida, mas pôde dar um emocionante abraço no marido assim que foi resgatada, em meio à celebração da multidão que acompanha o resgate.
Autoridades disseram que cerca de 120 pessoas foram resgatadas de escombros desde terça-feira. Na manhã desta quarta, equipes de busca abandonaram o trabalho no centro da cidade, por causa do risco de desabamento de um dos mais altos prédios de Christchurch.
Acredita-se que pelo menos 100 moradores da cidade estejam presos entre escombros no local, especialmente no prédio da emissora Canterbury Television. Entre as vítimas também estariam cerca de 20 estudantes japoneses que participavam de um programa de intercâmbio.
As equipes de socorro acreditam ser improvável encontrar sobreviventes na área central, mas as buscas continuam em outras regiões da cidade.
O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, declarou estado de emergência nacional após o terremoto, enquanto a polícia impôs um toque de recolher para evitar saques durante a noite.
O terremoto foi registrado às 12h51 de terça-feira no horário local (20h51 de segunda-feira em Brasília) e teve seu epicentro a dez quilômetros a sudeste da cidade e a apenas cinco quilômetros de profundidade. O tremor foi seguido de outros dois de menor intensidade: um de 5,5 e outro de 4,2 graus.
Os danos provocados pelo terremoto são muito piores do que aqueles causados por um tremor de magnitude 7,1 registrado em setembro. O último terremoto com mortes no país havia sido em 1968, quando outro tremor de magnitude 7,1 deixou três mortos na costa oeste.
A Nova Zelândia está ao sul do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, acima de uma área da crosta terrestre na qual a placa tectônica do Pacífico se encontra com a placa indo-australiana. O país registra cerca de 14 mil tremores ao ano, dos quais somente cerca de 20 em média com magnitude superior a 5.
Tags: