Silval encontra moradores de MT em hospital de SP e estuda fortalecer parceria

23/02/2011 08:34

“É disso o que a gente precisa lá em Mato Grosso. O governador está no caminho certo”. As palavras são do vendedor Amilton Demétrio dos Santos, de 53 anos, morador de Rondonópolis, que estava no Hospital de Câncer de Barretos nesta terça-feira, fazendo tratamento do câncer de próstata após ter feito cirurgia. Ele conta que se desloca até Barretos, já que em Mato Grosso o tratamento não tem ‘tanta tecnologia”.

Amilton falou com Silval Barbosa durante a visita que o governador fez à instituição de saúde paulista, tida como referência, falou que essa atitude do governador é muito boa. “Precisamos de tratamento como os que agente tem aqui no Hospital de Barretos, um centro (de oncologia) como esse”.

Além de Amilton, haviam pacientes de outros municípios de Mato Grosso, como Comodoro, Alta Floresta e Pontes e Lacerda. Foi com o objetivo de encurtar distância e proporcionar tratamento dentro do Estado que o governador Silval Barbosa foi a Brretos para a visita ao Hospital do Câncer. “Precisamos melhorar os serviços e atendimentos de saúde. Fiquei impressionado com o complexo implantado em Barretos. A gente vê o entusiasmo do Henrique (Prata, diretor do hospital)”, disse o governador.

O diretor geral Henrique Prata, apresentou ao chefe do Executivo mato-grossense todas as alas do enorme complexo que trata da oncologia, apresentando os equipamentos, os procedimentos adotados, elencando os custos de cada setor e todo o trabalho desenvolvido. “O sucesso se deve à bondade do povo. São mais de 45 anos oferecendo serviço às pessoas que precisam do tratamento oncológico e além disso, oferecemos calor humano. Com isso, não temos medo de buscar a medicina mais cara, de primeiro mundo, personalizada, feita 100% pelo SUS”.

Para o secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, o importante é dar o primeiro passo e isso o governador Silval Barbosa já está fazendo com essa visita ao município paulista. “Em toda caminhada é preciso o primeiro passo. Estamos conhecendo esse centro de altíssimo nível. Se começarmos será possível sim oferecermos um tratamento oncológico de qualidade”.

A parceria entre o Hospital de Câncer e o Governo do Estado de Mato Grosso já existe e hoje é realidade, como lembrou Silval Barbosa sobre a visita de Henrique Prata ao Palácio Paiaguás, ano passado. “O Henrique já foi a Mato Grosso e propôs nos ajudar fazendo um hospital de referência para que as pessoas não venham de Mato Grosso para cá em busca de tratamento, por isso precisamos avançar nessa área para dar mais comodidade aos mato-grossenses”.

Além desse apoio, o Hospital de Câncer disponibiliza carretas móveis que percorrem os Estados do Brasil fazendo prevenção de alguns tipos de câncer. Uma dessas carretas já passou por Mato Grosso oferecendo os serviços à população. A medida aos mato-grossenses foi possível graças a um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Hospital do Câncer. Com essas unidades móveis, que fazem atendimento para câncer de mama, próstata e pele, além de exames papanicolau, pretende-se diminuir, segundo Prata, o número de ocorrências das doenças, e logo, a procura no Hospital.

O Hospital de Câncer de Barretos é referência em tratamento oncológico, 100% do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo cerca de três mil pacientes por dia, sem fila de espera, graças a uma gestão planejada e assistida, onde o objetivo principal é o bem estar do paciente.

Tags: