Cine Teatro Cuiabá abre inscrições para oficinas “Tango no Cinema II”

27/02/2011 11:14

Nos próximos três meses, o tango volta a inebriar as tardes e noites de dança no Salão Artístico do Cine Teatro Cuiabá. A Série Movimentos retorna às atividades nos dias 11 e 12 de março, com duas oficinas “Tango no Cinema II”, uma direcionada a iniciantes e outra de nível intermediário.

 No conteúdo das oficinas, além das técnicas do Tango de Salão, estão ensinamentos básicos sobre deslocamento, controle postural, equilíbrio, coordenação motora, consciência espacial e expressão corporal. Já a caminhada, giros, enrosques, sacadas, passos e sequências de improvisação, fazem parte dos movimentos do tango, assim como os abraços abertos e fechados, e o oito na frente e atrás. Rodinei Barbosa, professor das oficinas, ainda lembra que apesar da precisão necessária, o tango não é somente movimentos, e precisa de “sensibilidade, e atenção à musicalidade e aos adornos”.

 Após o encerramento das aulas, utilizando os conhecimentos adquiridos durante a oficina, os alunos terão a oportunidade de apresentar-se no palco do Espaço Cênico da casa. “Será um espetáculo artístico de encerramento, assim como fizemos no ano passado com o ‘Tango no Cinema’”, explica o gestor cultural da casa, Carlos Ferreira. “A apresentação já está agendada para o dia 15 de maio, um domingo”, complementa.

 São 50 vagas, e cinco bolsas gratuitas, em cada um dos níveis. As bolsas, disponibilizadas pelo Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano, são direcionadas a artistas de outras linguagens, que não da dança, ou pessoas desempregadas que não tenham como arcar com os custos. Para concorrer, no caso de desemprego, os interessados devem comprovar a situação com carteira de trabalho. Já os artistas devem apresentar a carteira com o número de inscrição junto ao sindicato da linguagem.

 As duas oficinas terão aulas em horários diferentes: às sextas-feiras, das 19h às 20h30, iniciante, e aos sábados, das 14h30 às 16h, nível intermediário. As inscrições estão abertas e disponíveis no foyer do CTC, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O valor das oficinas é de 160 reais o casal e 100 reais individual.

 Parceria Movimentos

 A Série Movimentos é uma parceria entre a Cia de Dança Rodinei Barbosa, Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) e Cine Teatro Cuiabá, e tem como objetivos fomentar o acesso da sociedade a outras atividades artísticas no Cine Teatro Cuiabá, ampliar as potencialidades profissionais da dança no cenário da programação cultural no estado e desenvolver práticas culturais que promovam a integração do indivíduo com o seu meio e com o outro.

 A primeira realização da parceria foi a oficina “Tango no Cinema” realizada no segundo semestre de 2010 que também resultou no espetáculo de dança “Tango no Cinema” apresentado pelos alunos no palco da casa. Neste ano, a parceria iniciou as atividades com a oficina “Samba no Pé”, realizada no mês de fevereiro.

Tags:
Cultura