Unesco: Conflitos deixam 28 milhões de crianças sem escola

01/03/2011 11:03

Vinte e oito milhões de crianças estão fora da escola por causa de conflitos armados em todo o mundo. A conclusão é do relatório «Education For All Global Monitoring Report 2011», divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) esta terça-feira nos Estados Unidos.
O total representa 42% de todas as crianças em idade escolar fora do ensino primário no planeta. De acordo com a Unesco, 35 países foram afectados por conflitos armados entre 1999 e 2008.

Nos países pobres em conflito, duas em cada dez pessoas são analfabetas. Nos que estão em paz, 93% são alfabetizados.

Na maioria das áreas com problemas de violência, mais de 60% da população tem menos de 25 anos. No entanto, diz a Unesco, os sistemas de educação não conseguem formar os jovens – o que dificulta a saída de situações que podem gerar conflito, como desemprego e questões económicas.

Além disso, segundo o órgão, crianças, escolas e professores estão a virar alvos deliberados nos conflitos. No Afeganistão, por exemplo, pelo menos 613 ataques a instituições de ensino foram registados em 2009, contra 347 no ano anterior.

Tags: