Obama vai assinar 10 acordos com Dilma e conhecer UPP

02/03/2011 09:09

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Brasília na noite do próximo dia 18 com agenda praticamente definida. Entre seus compromissos está a assinatura de um acordo com o Governo Federal para permitir que brasileiros residentes em terras americanas possam voltar ao País podendo aproveitar a contribuição para a Previdência Social feita no exterior. No dia 20, Obama chega ao Rio de Janeiro, onde conhecerá diversos pontos turísticos e irá a uma favela pacificada.

A agenda oficial de Obama no Brasil começa no dia 19. Neste dia, ele almoça com a presidenta Dilma Rousseff e, depois, discursa para empresários brasileiros que investem nos Estados Unidos, durante a Cúpula de Negócios, na capital federal. Esse vai ser um dos discursos mais importantes de sua visita ao País.

Com a presidenta, Obama vai assinar 10 acordos bilaterais. Cerca de 1 milhão de brasileiros que vivem nos Estados Unidos, por exemplo, vão poder contabilizar o tempo de contribuição lá fora para a aposentadoria no Brasil. O objetivo das parcerias é aumentar os voos entre os dois países, além de divulgar o Brasil no exterior.

No setor aéreo, por exemplo, empresários brasileiros e americanos terão, por cinco anos, mais facilidade para realizar viagens entre os dois países. As cláusulas definidas na parceria, porém, terão de ser seguidas à risca.
Ainda estão previstas também ações de divulgação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 em parceria com a iniciativa privada e governo americanos. A ideia deste acordo é aproveitar a experiência norte-americana para a divulgação dos eventos esportivos.

Os últimos detalhes dos acordos a serem fechados entre Brasil e Estados Unidos ainda estão sendo ajustados por assessores de Dilma Rousseff e Barack Obama. Além da assinatura das parcerias, também está previsto encontro entre representantes da diplomacia dos dois países no dia 19, em Brasília.

No Rio, visitante vai fazer discurso popular

A agenda de Obama no Rio de Janeiro prevê visitas ao Pão de Acúcar, ao Corcovado e a uma praia. Também na capital fluminense, o presidente americano já avisou que faz questão de conhecer uma comunidade que tenha uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Ele fará um discurso considerado por assessores como de cunho mais popular.

Uma das curiosidades da visita de Obama é que ela será toda cronometrada. A intenção é fazer com que ele cumpra todos os compromissos sem qualquer atraso.

O presidente norte-americano vem ao País com a mulher, Michelle, e as duas filhas, Sasha, de 11 anos, e Malia, de 9 anos, além de comitiva com cerca de mil pessoas.

A agenda de atividades das filhas de Obama ainda não está fechada. Mas a embaixada dos Estados Unidos no Brasil já recomendou que as crianças participem de atividades socioeducativas.

De acordo com a diplomacia brasileira, o fato de o presidente americano vir ao Brasil com a família demonstra que as relações dos Estados Unidos com o Brasil vão além das questões de Estado.

Tags: