Por ter 600 amigos no Facebook, freira acaba expulsa de convento

Um freira espanhola que estava em clausura há mais de 35 anos foi convidada a se retirar por conta de suas atividades online. A “irmã internet”, como ela era conhecida, possui mais de 600 amigos no Facebook. O The Register conta que o convento de Santa Domingo el Real, na região de Toledo, na Espanha, …

03/03/2011 13:37



Um freira espanhola que estava em clausura há mais de 35 anos foi convidada a se retirar por conta de suas atividades online. A “irmã internet”, como ela era conhecida, possui mais de 600 amigos no Facebook.
O The Register conta que o convento de Santa Domingo el Real, na região de Toledo, na Espanha, adquiriu um computador há 10 anos para que as freiras pudessem realizar transações bancárias e compras, limitando ainda mais seu contato com o mundo exterior.
Entretanto, uma coisa levou à outra. A freira Maria Jesús Galán criou um perfil no Facebook e rapidamente conseguiu mais de 600 amigos, provavelmente curiosos sobre o que a enclausurada poderia contar. Infelizmente, suas companheiras não gostaram muito da situação e a freira conta que isso fez “a vida impossível”. A Irmã Galán afirma que sua vocação estava mais forte do que nunca, mas que suas companheiras não entendiam isso.
O site do jornal The Telegraph conta que a Ordem Dominicana não se pronunciou sobre o assunto e o Arcebispo de Toledo afirmou se tratar de uma “questão interna”. Mesmo assim, o The Register lembra que há algumas semanas o Papa Bento XVI alertou as pessoas para que não banalizem a mensagem Cristã em redes sociais apenas para conseguir mais amigos.
A Irmã Galán passou mais de três décadas enclausurada, e após o ocorrido, a freira está vivendo com sua mãe e afirma ter vontade de visitar Londres e Nova York.





Tags: