Safra da Maçã impulsiona exportações no Porto de Navegantes

15/03/2011 08:45

As exportações, impulsionadas pelo início da safra da maçã, estão em alta e cresceram 12% em fevereiro, em comparação ao mês anterior do Terminal Portuário de Navegantes (Portonave). Entre os produtos exportados o predomínio é de carnes congeladas, seguido de madeira, tabaco, móveis, cerâmica, papel e frutas.

Em fevereiro o Terminal importou 7.207 e exportou 6.139 contêineres. Em março, além da maçã, a madeira e a carne também ajudarão a impulsionar as exportações. Com o mercado em expansão a previsão é que haja equilíbrio na balança comercial. O diretor-superintendente administrativo do Terminal, Osmari de Castilho Ribas explica que “as exportações estão se equiparando com as importações”.

A Portonave também registrou aumento de 21% nas importações em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 7.207 contêineres de importação passaram pelo Terminal, contra 5.497 em 2010.

Nos dois primeiros meses de 2011, o terminal movimentou um total de 16.128 contêineres de importação, um crescimento de 29% em relação a janeiro e fevereiro do ano passado. Entre as cargas importadas, destaque para plásticos e derivados, máquinas, fibras e filamentos sintéticos.

Também chegam, em menor escala, papel, metais comuns, borrachas, produtos cerâmicos, eletroeletrônicos, tecidos, produtos químicos, chumbo, aço, enxofre, brinquedos, tintas, vernizes, bebidas, couro, sal e alimentos para animais.