Japoneses anunciam câmera que tira fotos coloridas no escuro

16/03/2011 11:37

Pesquisadores japoneses criaram uma câmera capaz de tirar fotos coloridas no escuro.
Apesar de a visão noturna não ser uma novidade, na máquina fotográfica a visão noturna cria uma imagem em cores parecida à que se pode obter com uma câmera digital durante o dia.

Projetada pela Divisão de Pesquisas de Nanossistemas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançadas do Japão (AIST, na sigla em inglês), a máquina usa a mesma tecnologia da visão noturna, muito usada em filmes de ação e por tropas das forças armadas em todo o mundo.

Para escanear o ambiente, a câmera usa uma tecnologia de infravermelho altamente sensível que reconhece o terreno e captura o que há à sua volta.

Assim que a máquina captura a imagem, um algoritmo (passos que devem ser seguidos por um programa) avançado assume o controle do processo.

Depois de analisar os comprimentos de onda refletidos por objetos de várias cores, a câmera dá uma espécie de palpite sobre a cor de cada item e preenche a imagem com a escolhida.

Ainda sem preço definido porque precisa ter um tamanho menor, a máquina fotográfica deve chegar ao mercado no final deste ano.

Tags: