Série de Concertos Oficiais da Orquestra do Estado será aberta no sábado

17/03/2011 12:32

Dias 19 e 20 de março a Orquestra de Mato Grosso, em sua formação sinfônica, dá início a Temporada 2011 da série de Concertos Oficiais, sempre no Cine Teatro Cuiabá, às 19h e 20horas, respectivamente.

Para a abertura da Temporada, um repertório erudito com peças de Cesar Guerra-Peixe [1914-1993], Igor Stravinsky [1882-1971], Arthur Honegger [1892-1955], Camille Saint-Saens [1835-1921], Astor Piazzolla e Leonard Bernstein [1918-1990].

Os Concertos Oficiais de março estão sob a regência do maestro Leandro Carvalho. O solista convidado será Walter Asvolinsque, pianista cuiabano com larga carreira internacional. As entradas custam 5 e 10 reais e podem ser adquiridas a partir do dia 16 de março na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá ou pelo ingresso.com.br.

Em relação à participação do pianista Walter Asvolisnque, o próprio músico explica: “Serei solista da Orquestra do Estado de Mato Grosso apenas na Valsa Capricho, de Camille Saint-Saens. Essa valsa foi dada de presente de casamento a uma amiga do compositor francês, por isso o nome da peça, ‘Bolo de casamento’. Toda peça tem sua dificuldade, com essa não é diferente, requer muita concentração e técnica. Além de solista em Valsa Capricho, farei outras duas participações junto a Orquestra nos concertos de março – não mas como solista -, nas obras de Piazzolla e Leonard Bernstein”.

TRADIÇÃO

Pelo quinto ano consecutivo, a Orquestra do Estado de Mato Grosso inclui na abertura da sua temporada de concertos uma peça do compositor russo Igor Stravinsky. Na Temporada 2007, a OEMT interpretou a História do Soldado. Em 2008, o balé Apollo. Em 2009, o Basel Concerto. Em 2010, uma de suas maiores obras-primas, O Pássaro de Fogo, exatamente cem anos após sua concepção. E agora, na abertura da Temporada 2011, Suíte nº.2 para orquestra.

REPERTÓRIO

Além de quatro movimentos da Suite n.2 para orquestra [Marcha, Valsa, Polca e Galope], de Stravinsky, os Oficiais de Março exibem o Ponteado folclórico de Cesar Guerra-Peixe, a pós-impressionista Pastorale D’ete, do compositor suíço/francês Arthur Honegger, a Valsa Capricho [Wedding-Cake Op. 76], do francês Camille Saint-Saens, a aclamada La Muerte Del Ángel, do compositor portenho Astor Piazzolla – com arranjos de José Bragato, seu grande parceiro -, e por fim a teatral On The Town: Three Dance Episodes [Great Lover, Lonely Town: Pas de deux e Times Square 1944], do estadunidense Leonard Bernstein.

A programação completa da Temporada 2011 – de março a dezembro – da Orquestra do Estado de Mato Grosso, incluindo suas três séries de concertos [Oficiais, Populares e Didáticos], todos os repertórios, locais, horários, convidados e biografias estão disponíveis no livro Temporada 2011 da OEMT, distribuído gratuitamente no foyer das salas de espetáculos por onde o grupo se apresentar. Todas as informações em www.orquestra.mt.gov.br.
 
PIANISTA

O solista convidado dos Concertos Oficiais de março, Walter Asvolinsque, é mestre em piano performance pela Universidade de Notredame [EUA]. Iniciou seus estudos em piano com Dalva Lúcia Silva Duarte, Maria Scaff Bumlai, Rosângela Thomenn e Dunga Rodrigues.

Habilitado pela escola russa de Heinrich Neuhaus, sua trajetória profissional fora do Brasil compreende também aperfeiçoamentos na Inglaterra, Polônia e Espanha. Foi discípulo de Anna Marie Poklewski [EUA/ Polônia] a quem atribuiu grande parte do seu aprendizado em técnica e interpretação pianística. É vencedor de vários prêmios internacionais, entre eles: “Melhor músico” pela Peninsula Symphony Guila [EUA], “Melhor Interprete de Frederikh Chopin” [Polônia e EUA].

Realizou recitais e concertos em vários países, destacando-se em apresentações no Festival Internacional de Música em Anchorage [EUA], Havana e Matanzas [Cuba], Pequim, Xangai, México, Chengdu e Harbin [China]. Em 2010 apresentou-se em recitais e concertos em diversos países em concertos comemoração ao centenário do nascimento de Federich Chopin e Robert Schumann.

Há 12 anos vem se destacando em diversas cidades na Ásia e principalmente no Conservatório Central de Pequim [China], onde se apresentou e ministrou Master Classes em interpretação pianística.

REALIZAÇÃO

A Temporada 2011 da Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Eletrobras/Eletronorte, ADM World, Instituto Votorantim, Bimetal e Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura. Além do apoio das empresas Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda, Tauro Motors e Sistema FeComércio/Sesc/Senac.

Tags:
Cultura