Lua ficará “maior e mais brilhante” hoje

18/03/2011 20:25

A Lua protagonizará  um impressionante espetáculo para o planeta Terra, onde será possível visualizar uma lua maior e mais brilhante que o normal, por se encontrar em sua posição mais próxima em 18 anos.

O fenômeno é conhecido como “super lua” e ocorre quando esta aproximação coincide, como ocorrerá hoje, com a fase da lua cheia.

A lua estará então em seu perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita na Terra, e pela primeira vez desde 1993 os dois fatores acontecem no mesmo momento, algo que entusiasmou astrônomos e curiosos que preparam seus telescópios para desfrutar o espetáculo.

Se o tempo permitir, no auge do processo, a Lua aparecerá 30% mais brilhante e 14% maior que o normal.

No entanto, parte do fenômeno surge de um efeito óptico, já que na realidade o astro “só” se aproxima da Terra, segundo a Nasa, 26.323 quilômetros, mas graças a isso a lua pode ser vista como se estivesse em uma grande lupa.

O fenômeno vai acontecer às 16h do horário de Brasília, quando a Terra e seu satélite estarão exatamente a 356.575 quilômetros. Só 50 minutos mais tarde a Lua entrará em fase de cheia amplificando o efeito de aproximação.

Enquanto será possível enxergar uma lua maior em quase duas décadas, no dia 11 de outubro deste ano poderá ser visto o efeito contrário. O satélite estará em seu apogeu, seu ponto mais distante, e aparecerá 12,3% menor.

Tags: