Brasil e EUA pretendem evitar dupla tributação em comércio entre os dois países

19/03/2011 12:16

Brasil e Estados Unidos firmaram um acordo na sexta-feira (18) para discutir mecanismos para evitar a bitributação no comércio bilateral. Isso significa que os países vão discutir formas para evitar que um produto seja taxado duas vezes nas negociações.

Segundo a assessoria de imprensa do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o acerto foi feito na tarde desta sexta-feira entre o ministro Fernando Pimentel e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Gary Locke.

Ficou decidido que as discussões sobre tributos federais e estaduais ocorrerão separadamente, já que a questão nos Estados é a mais complexa para ambos os países.

No encontro, o ministro Pimentel também teria solicitado um esforço para que haja um reequilíbrio da balança comercial bilateral, que ficou com saldo negativo para o Brasil em 2010.

Pimentel também pediu mais investimentos das empresas em pesquisas e desenvolvimento e bolsas em universidades.

Locke teria sido receptivo aos pleitos e citou como exemplo da boa vontade das empresas americanas em aplicar no Brasil os recentes anúncios feitos pela GE (General Eletric) e IBM, que pretendem ampliar investimentos no país

Tags: