Sonda da Nasa entra na órbita de Mercúrio

A sonda Messenger entrou na órbita de Mercúrio na sexta-feira (18), para circundar o planeta durante um ano terrestre, como parte de um estudo sem precedentes, informou a Nasa, agência espacial americana. A Messenger, que começou sua viagem há mais de seis anos, entrou na órbita de Mercúrio às 23h00, de quinta-feira (17), no horário …

19/03/2011 16:20



A sonda Messenger entrou na órbita de Mercúrio na sexta-feira (18), para circundar o planeta durante um ano terrestre, como parte de um estudo sem precedentes, informou a Nasa, agência espacial americana.

A Messenger, que começou sua viagem há mais de seis anos, entrou na órbita de Mercúrio às 23h00, de quinta-feira (17), no horário de Brasília, após uma manobra de 14 minutos que lhe permitiu reduzir a velocidade e fixar a trajetória, transformando-a na primeira nave espacial a orbitar o planeta mais próximo ao Sol.

A nave fará uma órbita de 12 horas sobre Mercúrio, a uma altitude mínima de 200 km, segundo informações da Nasa.

Na órbita de Mercúrio, a Messenger está a 46,14 milhões de km do Sol e a 155,06 milhões de km da Terra.

A sonda, lançada em agosto de 2004, viajou sob “uma série de condições extremas” até chegar a Mercúrio.

Entre os objetivos da missão estão determinar a composição da superfície, caracterizar a história geológica e investigar a presença de líquidos no interior do planeta.

Mercúrio é um planeta que lembra a Lua na aparência, com grandes crateras que se alternam com planícies. É bastante denso e tem um grande núcleo ferroso. As temperaturas na superfície variam entre -183º C e 427º C.