Preço do café aumenta 70% e ficará mais caro no bolso do consumidor

24/03/2011 08:18

Quem consegue dizer não? “Não tem como parar de tomar café”, diz um senhor. O que sempre foi irresistível e indispensável agora ganhou mais um adjetivo entre os consumidores. “Está muito abusivo”, reclama uma senhora.

O consumidor tem razão. Entre junho do ano passado e fevereiro deste ano, o preço do café para as torrefadoras subiu 70%. As indústrias fazem um repasse conta-gotas. Já aumentaram, em média, 6% para o consumidor, mas preparam para a semana que vem a dose mais forte: de uma só vez 30% de reajuste.

“Todo dia, toda vez que nós recebemos uma remessa de café, ele já vem preços novos”, aponta o gerente de supermercado Antonio Donizete Rezende.

Nas padarias, o cafezinho deve subir 40% nos próximos dias. Entre um cafezinho e outro, uma pergunta que agora todo o brasileiro faz: por que o café subiu tanto assim? Simples: o consumo aumentou bastante no mundo e também no Brasil justamente quando os estoques estão baixos.

No ano passado, os brasileiros consumiram mais de 19 milhões de sacas, 4% a mais do que em 2009. Este ano deve continuar subindo. Como não da para viver sem café, os mineiros partem para uma tradição: comprar café moído na hora. No sul de Minas Gerais, o quilo varia entre R$ 9 e R$ 13. “A gente vê que o café subiu, mas quer levar qualidade”, afirma um rapaz.

Qual a vantagem? Um café melhor e 30% mais barato. “Tentar continuar consumindo num preço mais baixo”, disse uma professora. “Não ficamos sem café. Então, tomamos o café e pagamos”, comenta outra senhora.

fonte: folha do trabalhador

Tags:
Economia