Propriedades da pitanga combatem envelhecimento precoce da pele

25/03/2011 07:46

O Brasil, como país tropical, tem fauna e flora diversificada. Sendo assim, não é difícil encontrar na natureza plantas que ajudam no equilíbrio do nosso organismo.Publicidade

Foi pensando nisso que o agrônomo Luiz Grossman pesquisou os benefícios da pitanga, uma fruta originária de nossas terras. E para a felicidade de todos os envolvidos, os estudos mostraram que a pitanga traz diversos benefícios, entre eles a melhoria da elasticidade da pele.

Profissionais de diferentes áreas se uniram em prol da pesquisa. Entres os estudiosos estava a Dra. Letícia Bertazzi, dermatologista e Membro da Sociedade de Medicina Estética. A especialista explica que a nossa pele é composta por diversos componentes, entre agentes antioxidantes e vitaminas. Além destas substâncias, que são benéficas, há outras que prejudicam as células da face e abalam a nossa pele.

Entre os vilões da cútis estão os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Muitas vezes, o nosso organismo não tem condições de controlá-los sozinho, por isso é importante o consumo de algumas substâncias. “A vitamina A presente na pitanga é capaz de neutralizar a ação de radicais livres, tendo uma ação anti-inflamatória e regenerativa, melhorando a consistência e a elasticidade da pele”, afirma a dermatologista. A pitanga também se mostrou muito eficiente no controle de rugas e proliferação de acne.

Já existe no mercado uma grande variedade de produtos à base da fruta. A dermatologista recomenda o uso em creme, pois, segundo ela, é mais fácil de espalhar, contém mais concentração de vitamina A e é mais fácil de ser absorvido pela pele. Dra. Letícia dá a dica: “Não coloque o dedo diretamente no cosmético, use uma espátula, pois as mãos contêm bactérias que podem se proliferar na solução”. É importante que você use um creme para a sua idade, e lembre-se: nem sempre o creme da mãe ou da amiga serve para você.

A pesquisa deu origem ao livro “Pitanga Mágica” (Editora OptionLine) de autoria de Luiz Grossman. Na obra foi publicada uma receita caseira de creme revitalizante facial de pitanga. A solução deve ser aplicada em toda a face. O resultado é visível a partir do 45° dia. A Dra. Letícia Bertazzi ensina:
Receita caseira

2 colheres de sopa de polpa de pitanga
2 colheres de sopa de água destilada
3 colheres de sopa de chá de pitanga (infusão de 10 gramas de folhas frescas ou secas em 1 litro d’água)
1 colher de sopa de álcool de cereais.

Misture bem todos os ingredientes e aplique na pele do rosto duas vezes ao dia. A solução deve ser guardada na geladeira e utilizada por, no máximo, três dias. Evite tomar sol na região. A fórmula é contra indicada em pacientes que sejam alérgicos a qualquer um de seus componentes.

fonte: Vila Batom

Tags: