Moradores serão qualificados para hospedar turistas em jogos

27/03/2011 19:00

 A Agecopa vai qualificar os moradores de Cuiabá e Várzea Grande que tiverem interesse em hospedar turistas em casa durante a Copa de 2014. A estratégia foi utilizada em algumas cidades africanas que sediaram jogos do último mundial e deve auxiliar a Capital mato-grossense a comportar a demanda de visitantes que é esperada.

   De acordo com o diretor de Assuntos Estratégicos da agência, Yuri Bastos, a quantidade de leitos na Capital é uma das maiores preocupações para a Copa. “Cuiabá é uma cidade muito tímida neste quesito”, avalia. Ele pondera, contudo, que já esteve reunido com representantes do setor hoteleiro para garantir a quantidade mínima de quartos necessária. “Temos que ter vagas pelo menos para o pessoal da Fifa e da imprensa”, ressalta.

   As medidas fazem parte de um trabalho de preparação do Estado para receber os visitantes. “Nós temos primeiro que trabalha a infraestrtura e as pessoas para só depois pensar em fazer a divulgação do que temos aqui”, afirma o diretor. Yuri adianta que pelo menos 10 mil profissionais, como motoristas de táxis e ônibus, garçons e frentistas, vão receber capacitação para atender os turistas. Os cursos serão realizados em parceria com a secretaria estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

Tags:
Copa 2014