Poda do café deve ser feita logo após a colheita

A poda é fundamental para manter a produtividade do cafezal. A técnica melhora o sistema de controle de pragas e doenças, aumenta a produtividade e facilita a colheita mecanizada. O tema foi abordado durante o 12º Agrocafé, que aconteceu dia 12 de março na cidade de Salvador, na Bahia. Alguns cuidados devem ser tomados na …

28/03/2011 22:33



A poda é fundamental para manter a produtividade do cafezal. A técnica melhora o sistema de controle de pragas e doenças, aumenta a produtividade e facilita a colheita mecanizada. O tema foi abordado durante o 12º Agrocafé, que aconteceu dia 12 de março na cidade de Salvador, na Bahia.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora da poda, entre eles a escolha certa do momento em que a técnica deve ser realizada. É fundamental que a poda seja feita por um profissional qualificado que tenha consciência do que está fazendo e saiba que hastes deve deixar para beneficiar a produção.

A melhor época é aquela logo após a colheita do café. Imediatamente após você deve começar a fazer as podas para que o café tenha tempo de se refazer para melhorar a produção do ano seguinte — explica o consultor na área de café Durval Rocha, palestrante do evento.

Existem diferentes tipos de podas, a mais leve que apenas corrige a produção dos ramos e a mais radical, que elimina praticamente toda a parte aérea da planta. A escolha vai depender do objetivo do produtor.

As mais podas indicadas são aquelas que o cafeicultor mexa o mínimo possível no pé de café porque toda vez que você faz uma poda drástica você praticamente elimina a produção do ano seguinte. As podas mais leves apenas recuperam a produção de café — orienta.

fonte: Portal do Agronegocio