Termo de cooperação garante expansão do Mutirão da Cidadania

29/03/2011 08:39

Promover a inclusão social, assegurando o exercício da cidadania, por meio da disponibilização de serviços que garantam ao cidadão o exercício dos seus direitos civis, políticos e sociais. Esse é o objetivo do Projeto Mutirão da Cidadania, promovido por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que com assinatura do termo de cooperação realizado, na tarde desta segunda-feira (28.03), passará a contar com mais parceiros, possibilitando a expansão do atendimento à população mato-grossense.

“Sem o apoio dos nossos parceiros não seria possível oferecer tantos serviços a nossa população que, de fato, promovem a inclusão social. Este é o verdadeiro sentido de Cidadania”, disse a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, durante a assinatura do termo, agradecendo o apoio dos parceiros e da equipe de trabalho da Setecs, que não mede esforços para atender a população.

Com a assinatura do termo, foram oficializados como parceiros do Mutirão: Defensoria Pública; Corregedoria-Geral de Justiça; Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); Vice-governadoria; Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel); Secretaria de Estado de Saúde (SES); Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp); Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur); Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT); MT Saúde; Casa Civil e Casa União Santa Luzia.

Também presente no ato, o vice-governador de Mato Grosso, Francisco Daltro, destacou a importância da iniciativa para a execução do Plano de Governo da gestão Silval Barbosa, que prevê, entre outras ações, a aproximação com a sociedade. “O Mutirão da Cidadania é mais uma demonstração de que este governo tem como foco promover as melhorias dos serviços prestados à população mato-grossense, indo ao encontro do que já estava previsto no Plano de Governo”, afirmou o vice-governador.

De acordo com a secretária-adjunta de Cidadania da Setecs, Vanessa Rosin,  para 2011 estão previstos 70 edições do mutirão, abrangendo todas as regiões de Mato Grosso e também aldeias indígenas. “Ao longo dos sete anos de existência, mais de um milhão e oitocentas mil pessoas foram atendidas por meio do Mutirão da Cidadania. A intenção é de que neste Governo outras milhares sejam beneficiadas”, disse. 

Dentre os serviços oferecidos durante o Mutirão da Cidadania estão a confecção da carteira de identidade; carteira de trabalho; registro civil; cartão SUS; carteira de pescador; boletim de ocorrência; palestras: direito do consumidor; educação para o trânsito; orientações ambientais; atendimento jurídico; atendimento em saúde; teste de glicemia; aferição de pressão arterial; acesso à informática; direito do trabalhador; apresentações culturais; práticas esportivas.

O próximo Mutirão da Cidadania será realizado no dia 05 de abril no município de Planalto da Serra (situado a 256 km ao Sul de Cuiabá).

fonte: Secom/MT

Tags: