Robô na forma de gaivota bate as asas como a de carne e osso

Um robô chamado de Ave Inteligente foi apresentado na terça-feira (29) pela empresa Festo, uma empresa que gosta de criar máquinas na forma de animais. Robô voador poderá ser usado, no futuro, como um espião. E sua tecnologia poderá ser aproveitada na criação de uma espécie de gerador de batida de asa, para transformar água …

30/03/2011 08:15



Um robô chamado de Ave Inteligente foi apresentado na terça-feira (29) pela empresa Festo, uma empresa que gosta de criar máquinas na forma de animais.

Robô voador poderá ser usado, no futuro, como um espião. E sua tecnologia poderá ser aproveitada na criação de uma espécie de gerador de batida de asa, para transformar água em energia.

O projeto desse robô voador (SmartBird, em inglês) – que é baseado em uma ave real, a gaivota-prateada americana -, consegue decolar com a ajuda de um motor a bordo.

Daí em diante, as asas do robô começam a bater. Assim que atingem a velocidade certa, as asas começam a imitar o jeito como as aves de verdade voam.

Como a borda da frente da asa da ave mecânica é torcida, ela gera uma pressão que faz com que a cauda aja da mesma forma que um leme, permitindo que o robô voe em várias direções.

A Festo já criou um robô-tanque na forma de um elefante, com sensibilidade para pegar objetos e uma série de robôs-penguins, que aprenderam a evitar uns aos outros.