Matéria prima da viola de cocho, Chimbuva será preservada em Cáceres

04/04/2011 17:17

A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) em parceria com o Ponto de Cultura Viola de Cocho da Secretaria Estadual de Cultura e do Ponto de Cultura Musica para Todos, vai plantar duzentas mudas de Chimbuva nas margens e baias do rio Paraguai e nas comunidades tradicionais do município. O projeto também tem a participação direta do Grupo Guató e Cururueiros do Pantanal.

O objetivo conforme o secretário Sandro Miguel da Silva Paula é conservar e recuperar as margens dos rios e baias e manter longe da extinção a arvore responsável pela confecção da Viola de Cocho, Ganzá, Canoas, Gamelas e outros utensílios. Mais que proteger uma espécie nativa, o projeto visa preservar a arvore que produz o instrumento que é um dos símbolos da cultura de Mato Grosso, tombado como patrimônio imaterial do Estado e do País.

A solenidade de plantio e entrega de mudas, realizada esta semana na Sematur, segundo Sandro Miguel é o ponto de partida do projeto.

O evento contou com a participação de grupos culturais, escolas, e de autoridades como o prefeito Túlio Fontes e do vereador cabo Nilson Pereira (PRB). Também estiveram presentes, secretários municipais, coordenadores e representantes da Policial Ambiental, Marinha, Corpo de Bombeiros e Unemat. A solenidade foi marcada também por duas apresentações culturais e foi prestigiada por professores e alunos das escolas Imaculada Conceição, Mario Motta e Onze de Março.

Durante o evento o prefeito Túlio Fontes destacou a importância da iniciativa e disse que todos os em Cáceres tem o dever de preservar as riquezas culturais e ambientais da cidade. Ele explicou que tem priorizado esta e outras ações e lembrou da criação do Arraia Pantaneiro e do resgate do Festival Internacional do Folclore.

Chimbuva

A Chimbuva é uma arvore nativa do pantanal de Mato Grosso. Ela também é conhecida popularmente por: Timburi, Timbaúva, Tamboril, Orelha-de-Macaco, Orelha-de-Negro, Tambori, Pau-de-Sabão, Timbaíba, Timbaúba, Timboúva, Timbó, Tambaré, Pacará, Vinhático-Flor-de-Algodão.

fonte: 24 Hs News