Retirada de corpos e caixas-pretas de avião da Air France começará em até um mês

04/04/2011 16:41

A recuperação dos destroços com restos humanos, e que podem conter as caixas-pretas do voo 447 da Air France, começará em torno de um mês, disseram nesta segunda-feira (4) em Paris os investigadores do acidente de 2009.

Esses serão os trabalhos prioritários das equipes de resgate dos destroços do avião, confirmou o Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), órgão responsável pelas investigações sobre as causas do acidente.

Neste domingo (3), partes dos destroços do avião foram encontrados no oceano Atlântico com os corpos de alguns dos passageiros que morreram quando a aeronave caiu após decolar do Brasil, informou o governo francês.

O voo 447 da Air France, um Airbus 330-203, mergulhou no oceano quando ia do Rio de Janeiro para Paris, matando todos os 228 passageiros e tripulantes a bordo. Uma longa busca foi incapaz até o momento de recuperar as caixas-pretas, consideradas as principais pistas sobre a causa do acidente.

A mais recente busca, a quarta desde a queda, está sendo conduzida usando um veículo de resgate equipado com submarinos não tripulados. Uma investigação subaquática inicial também localizou partes dos destroços e corpos.

Segundo o jornal francês Le Monde, o BEA pretende distribuir ainda nesta segunda as primeiras imagens de partes do avião localizados, após uma conferência de imprensa perto de Paris. O diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, disse que são imagens de “motores e alguns elementos da asa”.

Segundo uma fonte familiarizada com o assunto, submarinos Remus que realizam pesquisas no fundo do Atlântico “estão tentando fotografar a elementos presentes no local do acidente de avião em uma área de 500 m por 300 m”.
França afirma que identificação será possível

O BEA declarou ter encontrado grande parte dos destroços do avião, incluindo o motor e seções da fuselagem, e a ministra do Meio Ambiente, Nathalie Kosciusko-Morizet, declarou haver restos humanos em seu interior.

– Temos mais do que somente vestígios, temos corpos. A identificação é possível.

O ministro dos Transportes, Thierry Mariani, afirmou que as famílias das vítimas serão informadas sobre as descobertas em uma reunião no final da semana, e que maiores detalhes não serão trazidos a público antes disso.

– É verdade que corpos foram vistos, mas dada a natureza delicada do assunto preferimos manter certos detalhes para as famílias.

A descoberta dos restos do avião da Air France em um vasto raio de busca de quase 10 mil km2 renovou as esperanças de que as caixas-pretas da aeronave agora possam ser encontradas.

As especulações sobre a causa do acidente se concentraram no possível congelamento dos sensores de velocidade do avião, que pareceram apresentar leituras incoerentes antes de se perder a comunicação.

 fonte: R7

Tags: