Olhos Biônicos a alguns anos de se tornarem realidade

05/04/2011 17:51

Cientistas australianos da Universidade de New South Whales (UNSW) anunciaram hoje um chip que poderá ser a base para um olho biônico, a resposta para a cura de algumas formas de cegueira.

Em 2010, o consórcio para o olho biônico australiano chamado BVA, na sigla em inglês, recebeu fundos para desenvolver uma tecnologia que permitisse a criação de uma tecnologia capaz de devolver a visão a pessoas que a perderam por motivos específicos como a retinite pigmentosa e a degeneração macular. Apenas um ano depois, apresentou o resultado: um chip de 5 milímetros quadrados que permitirá tornar a façanha realidade.
Lider do consórcio, o professor Gregg Suaning chama a invenção de “um notável microchip que trouxe a possibilidade de um implante de retina muito mais perto da realidade”.

O chip, segundo o professor Anthony Burkitt (diretor do BVA), “é o coração do implante de retina, que irá estimular as células da retina a enxergar. É um componente importante no desenvolvimento do futuro olho biônico que irá dar benefícios reais para os pacientes e tornar nossa tecnologia competitiva internacionalmente”.

O primeiro implante de um sistema completo em um paciente está programado para 2013.

Os estudos conduzidos miram especificamente na perda de visão causada pela retinite pigmentosa – que atinge 1,5 milhões de pessoas ao redor do mundo – e por degeneração macular causada pela idade, responsável por quase a metade dos casos de perda de visão na Austrália.

Fonte: UNSW

Tags: