Ceope realiza no dia 8 de abril mutirão de atendimento para o diagnóstico do câncer de boca

06/04/2011 19:36

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), realiza no dia 08 de abril (aniversário de Cuiabá) mutirão de atendimento ambulatorial para diagnóstico e prevenção ao câncer de boca, aberto para toda a população.

A ação será realizada na sede do Ceope, localizada na na avenida Rubens de Mendonça (Av. do CPA), nº 5.500, ao lado do Hospital de Câncer. Os atendimentos iniciam às 8 horas e prosseguem até ao meio-dia.

Apesar do Ceope trabalhar e promover a assistência odontológica ao paciente especial, neste mutirão o público alvo são todas as pessoas que tenham algum problema na boca, principalmente aquelas que estão com feridas nos lábios, gengiva com sangramento, manchas brancas ou avermelhadas na gengiva e língua ou qualquer outra parte da boca, ou até mesmo uma ferida com difícil cicatrização. O atendimento é gratuito.

O objetivo da ação, segundo a coordenadora do Ceope, Daniely Beatrice, é a efetivação do programa “Mato Grosso contra o Câncer Bucal”, onde os profissionais do Ceope percorreram 14 municípios com essa ação, e todos os anos Cuiabá é contemplada. A ação faz parte das comemorações do dia mundial de combate ao câncer bucal. “O governo de Mato Grosso instituiu a política estadual de atenção às doenças da boca e da face. Tais ações foram consolidadas em 2005 com a lei 8.342, de 30 de junho de 2005, determinando que as unidades básicas de saúde de Mato Grosso atuem na realização dos exames de diagnóstico bucal. Com mais esta ação acreditamos estar contribuindo para a redução dos efeitos da doença. Com a prevenção e o diagnóstico oportuno alcança-se a cura da doença.O nosso objetivo é aumentar as ações de prevenção”, disse ela.

O que é o câncer bucal?

É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais frequentemente no lábio inferior); dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica é um dos principais fatores de risco.

Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Quais os sintomas do câncer bucal?

Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;

Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;

Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;

Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;

Dificuldade para mastigar ou engolir;

Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;

Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura;

Mudança na voz.

 fonte: Secom