MST invadiu 18 fazendas em SP

10/04/2011 12:23

Integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) ligados a José Rainha Júnior invadiram pelo menos 18 fazendas  no Pontal do Paranapanema, Alta Paulista e região de Araçatuba, no oeste do Estado de São Paulo.
Rainha anunciou que as ocupações podem chegar a 30 até a manhã deste domingo e que o objetivo é recolocar a reforma agrária na pauta dos governos estadual e federal. No início da tarde, ele informava que o número de áreas ocupadas já tinha chegado a 28 – sendo seis apenas no município de Teodoro Sampaio , no Pontal -, mas esse total de invasões não foi confirmado pela Polícia Militar.
A ação faz parte do abril vermelho, a jornada de lutas do movimento em defesa da reforma agrária e para lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 sem-terra foram mortos pela Polícia Militar em abril de 1996, no sul do Pará. De acordo com Rainha, a principal reivindicação é a retomada na desapropriação de terras para assentamentos.
Segundo ele, foram mobilizados cerca de 4 mil militantes de 30 acampamentos espalhados por essas regiões. “Estas ocupações mostram para todo Brasil que a pauta da reforma agrária está presente e que a tese de que há um esvaziamento dos acampamentos não se confirma em São Paulo”, disse. Segundo ele, a luta pela terra está “viva e o governo precisa fazer a parte dele, arrecadando as terras que não cumprem a função social.”
Em algumas frentes, os militantes enfrentaram resistência. No município de Queiroz, a Polícia Militar impediu uma invasão usando viaturas para bloquear o acesso à propriedade visada pelos sem-terra. Um comboio do MST também foi bloqueado em Parapuã, região de Marília. Alguns veículos foram multados e apreendidos porque estavam com documentação irregular.

fonte:Yahoo

Tags: