Embraer vende 35 aviões E190 para empresas chinesas

PEQUIM – A Embraer fechou a venda de 20 aviões do tipo E190 à empresa China Southern e outros 15 E190 para a Hebei, em coincidência com a visita oficial da presidente Dilma Rousseff à China, informaram fontes da delegação brasileira. Segundo as fontes, o anúncio da compra de 1,4 bilhão de dólares será feito …

12/04/2011 09:00



PEQUIM – A Embraer fechou a venda de 20 aviões do tipo E190 à empresa China Southern e outros 15 E190 para a Hebei, em coincidência com a visita oficial da presidente Dilma Rousseff à China, informaram fontes da delegação brasileira.

Segundo as fontes, o anúncio da compra de 1,4 bilhão de dólares será feito durante a visita da presidente a Pequim nesta terça-feira, em uma reunião com o chefe de Estado chinês, Hu Jintao.

Também está prevista a assinatura de um acordo com a Corporação da Indústria de Aviação Chinesa (AVIC) para a produção do Legacy 600 da Embraer no país asiático, de acordo com as mesmas fontes.

Em janeiro foi anunciada a venda de 10 aeronaves E190 à empresa chinesa CDB Leasing, administrada pela China Southern, a maior companhia aérea do país asiático e a terceira mundial.

A China Southern opera aeronaves Embraer desde 2004 em voos regionais com jatos ERJ 145. O modelo 190 entrou em operação no mercado chinês em 2008, onde atualmente 80 aviões de diferentes modelos produzidos pela empresa brasileira estão em uso.

A presidente Dilma Rousseff propôs nesta terça-feira um novo modelo de relação comercial baseado na cooperação tecnológica e no intercâmbio de produtos de alto valor agregado para diversificar a linha de produtos, dominada sobretudo pela venda de soja, minério de ferro e celulose.

Em agosto do ano passado, a chinesa Hainan Airlines Company encomendou 100 aviones de uso comercial a Embraer, por 2,725 bilhões de dólares.

Em julho de 2008, a empresa brasileira vendeu cinco aeronaves E-190 para a Kun Peng Airlines, uma das principais operadoras do mercado de aviação regional da China, por um valor de catálogo de 187,5 milhões de dólares.

fonte: JB