Comerciantes fazem hoje protesto contra desapropriações

15/04/2011 10:20

Os comerciantes da Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha) realizam, nesta sexta-feira (15), protesto contra a forma como as desapropriações de imóveis, numa das principais artérias de Cuiabá, necessárias para a Copa do Mundo, estão sendo tratadas pelo Governo do Estado.

De acordo com a presidente da Associação dos Empresários Locatários da Prainha, Dilma Gaião, há descaso e respostas evasivas.

Para cuidar das desapropriações, o governador Silval Barbosa escalou o defensor público Djalma Sabo Mendes, nomeado secretário-extraordinário de Apoio Institucional às Ações da Agecopa.

Nesta semana, representantes da associação buscaram a ajuda de deputados estaduais e tentam, para nesta sexta, uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), para discutir o assunto.

Conforme Dilma, a tentativa junto aos parlamentares é apenas mais uma forma de diversas já buscadas pelo grupo. Até agora, porém, nada de concreto foi conseguido.

“Estamos buscando ajuda de todos os lados. Precisamos entender quais serão as áreas desapropriadas, quem terá direito a quê, quanto teremos a receber… Procuramos essas respostas no governo, mas eles são muito evasivos e nunca têm nada totalmente definido”, explicou a presidente.

A manifestação

Às 17 horas desta sexta-feira (15) a Associação dos Empresários Locatários da Prainha e comerciantes da Avenida da Prainha fecharão as portas para darem início à manifestação. A caminhada sairá do Posto Idaza, em frente à City Lar, e vai até a Avenida Mato Grosso. De acordo com a associação, em sinal de luto, todos estarão vestidos de preto.

Outro lado

Procurada para falar sobre o assunto, a assessoria da Agecopa esclareceu que a agência não é a responsável direta pelas negociações com os comerciantes e proprietários de imóveis que passarão por desapropriações .

Segundo a Agecopa, sua função, durante o processo de desapropriação, é o de realizar pregões para a contratação das empresas que realizarão estudos na área. O primeiro pregão, inclusive, ocorre no dia 20 de abril.

Ainda conforme a assessoria, para o relacionamento direto com a população o Governo do Estado criou a Secretaria Extraordinária de Apoio Institucional às Ações da Agecopa e PAC, chefiada por Djalma Sabo Mendes Júnior. O secretário foi procurado pela reportagem em seu gabinete, mas segundo informações ele estava em reunião.

 fonte: Copa Pantanal

Tags: