Governador sinaliza para a implantação do VLT em Cuiabá

15/04/2011 10:22

Os comerciantes da Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha) realizam, nesta sexta-feira (15), protesto contra a forma como as desapropriações de imóveis, numa das principais artérias de Cuiabá, necessárias para a Copa do Mundo, estão sendo tratadas pelo Governo do Estado.

De acordo com a presidente da Associação dos Empresários Locatários da Prainha, Dilma Gaião, há descaso e respostas evasivas.

Para cuidar das desapropriações, o governador Silval Barbosa escalou o defensor público Djalma Sabo Mendes, nomeado secretário-extraordinário de Apoio Institucional às Ações da Agecopa.

Nesta semana, representantes da associação buscaram a ajuda de deputados estaduais e tentam, para nesta sexta, uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), para discutir o assunto.

Conforme Dilma, a tentativa junto aos parlamentares é apenas mais uma forma de diversas já buscadas pelo grupo. Até agora, porém, nada de concreto foi conseguido.

“Estamos buscando ajuda de todos os lados. Precisamos entender quais serão as áreas desapropriadas, quem terá direito a quê, quanto teremos a receber… Procuramos essas respostas no governo, mas eles são muito evasivos e nunca têm nada totalmente definido”, explicou a presidente.

A manifestação

Às 17 horas dAo aceitar a mudança no sistema de gestão proposto pela Assembleia Legislativa, indicando Éder Moraes como presidente da Agecopa, o governador Silval Barbosa selou a paz com o Legislativo.  Assim, Silval sinaliza para a flexibilização do Governo para discutir modelos alternativos do sistema de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, ponto que provocou a discórdia entre o presidente interino da Agecopa e a Assembléia Legislativa. Yenes Magalhães foi acusado pelo presidente do AL, deputado José Riva (PP), de não permitir uma discussão ampliada sobre a possibilidade de substituir  o BRT pelo Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT.

O governador Silval acertou que vai devolver a proposta para o Legislativo a fim de que ela seja refinada em vários pontos. Em outras ocasiões, Barbosa garantiu que se ficasse comprovada a viabilidade do VLT admitiria a possibilidade de mudar o sistema escolhido à época em que Cuiabá encaminhou sua candidatura como sede da Copa do Mundo de 2014.

Moraes deve assumir a Agecopa – ficou de dar a resposta definitiva na próxima segunda-feira – tendo a necessidade de apaziguar os ânimos. Ele disse que se sentiu honrado com o convite e com o apoio de 17 deputados para indicação do seu nome. Eder disse que pretende ainda se reunir com os diretores da agência para discutir vários pontos sobre sua entrada. “Até segunda-feira já terei uma posição a dar ao governador”, frisou, embora tivesse deixado claro que a Copa é o fator mais importante neste momento para Silval Barbosa e ao Estado.

Depois disso, o economista passará por uma sabatina na Assembléia Legislativa. Até aqui, o modelo da Agecopa é colegiado. Os deputados, porém, já aprovaram admissibilidade e também mérito para a mudança da forma de gestão em que o presidente assume as responsabilidades.

a sexta-feira (15) a Associação dos Empresários Locatários da Prainha e comerciantes da Avenida da Prainha fecharão as portas para darem início à manifestação. A caminhada sairá do Posto Idaza, em frente à City Lar, e vai até a Avenida Mato Grosso. De acordo com a associação, em sinal de luto, todos estarão vestidos de preto.

Outro lado

Procurada para falar sobre o assunto, a assessoria da Agecopa esclareceu que a agência não é a responsável direta pelas negociações com os comerciantes e proprietários de imóveis que passarão por desapropriações .

Segundo a Agecopa, sua função, durante o processo de desapropriação, é o de realizar pregões para a contratação das empresas que realizarão estudos na área. O primeiro pregão, inclusive, ocorre no dia 20 de abril.

Ainda conforme a assessoria, para o relacionamento direto com a população o Governo do Estado criou a Secretaria Extraordinária de Apoio Institucional às Ações da Agecopa e PAC, chefiada por Djalma Sabo Mendes Júnior. O secretário foi procurado pela reportagem em seu gabinete, mas segundo informações ele estava em reunião.

 Fonte: Copa do Pantanal/Midianews

Tags: