Robô usa sensor Kinect para resgatar vítimas de terremotos

18/04/2011 13:44

O sistema de sensor Kinect, desenvolvido pela Microsoft para o videogame Xbox 360, já provou ter utilidades além da diversão, tal como demonstrou um grupo de estudantes britânicos que construíram um robô capaz de resgatar vítimas de um terremoto graças a essa tecnologia.

Teleguiado, autônomo e com um aspecto similar ao de famosos robôs como Wall-E. O aparelho foi criado pelo grupo de estudantes da Universidade de Warwick (Reino Unido), que se apresentou na feira The Gadget Live Show 2011, aberta até este domingo na cidade britânica de Birmingham.

Um aspecto muito mais agressivo é o do Titan the Robot, que exibiu na feira seus 2,4 metros e 350 quilos de equipamentos, com o objetivo de mostrar que um futuro de androides é possível.

Divulgar as últimas curiosidades tecnológicas e permitir que o público em geral possa ver, usar e até comprar os dispositivos mais inovadores são alguns dos ambiciosos objetivos desta feira anual, que nesta edição teve como uma das grandes atrações a eletricidade sem fio.

Essa tecnologia já tinha sido apresentada em 2010 durante a Feira Internacional de Eletrônica de Consumo (CES, realizada em Las Vegas), mas os avanços da chamada eCoupled voltaram à tona com um sistema de energia sem fio que permite recarregar baterias de telefones ou fritar um ovo graças a uma base que funciona como fonte de alimentação.

Mas nem tudo são novidades no The Gadget Live Show de Birmingham. Os mais nostálgicos podem voltar na história da tecnologia e apreciar lembranças como o brinquedo Furby, um robô de pelúcia que ganhou fama no final do século passado.

Nesta edição da feira, as imagens 3D se consolidaram como um dos elementos tecnológicos mais populares entre os visitantes, que podem aproveitar uma área reservada para jogar games como “Shift 2: Unleashed’ e ‘Crysis 2”, além de “alguns títulos secretos que não podemos anunciar”, disseram os responsáveis da feira em seu site.

“Duke Nukem: Forever” e a versão Lego de “Piratas do Caribe” para PlayStation 3 e PSP são alguns dos títulos que os fãs puderam experimentar neste evento.

O The Gadget Live Show 2011 conta também com um completo programa de conferências sobre futuros projetos tecnológicos, sobre os gadgets mais ‘explosivos’, além de debates sobre tablets e smartphones.

Foram apresentados ainda novos modelos de televisores, celulares com as últimas versões do sistema operacional Android e alguns “supercelulares”.

fonte: Correio do Estado

Tags: