Projeto de incentivo a leitura oferece prêmio de R$ 30 mil

21/04/2011 11:21

As Escolas Estaduais que possuem projetos inovadores de leitura podem se inscrever até dia 20 de julho na 6ª edição do Prêmio Viva Leitura. Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio no valor de R$ 30 mil. Além da rede estadual também podem participar bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, escolas municipais e privadas, Organizações não Governamentais (ONGs), pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais.

O concurso, que possui âmbito nacional, tem como objetivo destacar projetos que incentivem a leitura e promovam uma mobilização da sociedade local em torno do tema. Por iniciativa do Ministério da Educação, Ministério da Cultura e outros, além de ter como apoio o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o prêmio lança a sexta edição com um acervo de onze mil trabalhos inscritos.

Entre os vencedores das últimas edições estão projetos literários de todo o Brasil. De escolas públicas a universidades e ONGs.  “Com o intuito de formar leitores efetivos, escolhi um gênero que fosse atraente por estar próximo da realidade dos meus alunos jovens e adultos, e percebi que o cordel seria o ideal”, afirma a responsável pelo projeto desenvolvido por alunos do EJA do Piauí, Luciana Franco de Oliveira.

No projeto desenvolvido pelos estudantes da Educação Jovens e Adultos foram realizadas dez oficinas destinadas à formação completa da leitura, escrita, oralidade e estudos gramaticais na sala de aula. Além, de proporcionar um conhecimento maior da cultura popular brasileira.

A coordenadora do projeto em Mato Grosso, professora Neiva de Souza Boeno destaca que o projeto é destinado a toda a sociedade, porém, o projeto que se destacar por abrangência, permanência confirmada e alta relevância será considerado merecedor da Menção Honrosa.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.premiovivaleitura.org.br ou via postal. Outras informações pelo telefone 3613-6418 ou pelo email [email protected]. (com assessoria viva leitura)

 fonte: Assessoria/Seduc-MT