Número de mortos após tornado nos EUA chega a 162

28/04/2011 09:15

Pelo menos 128 pessoas morreram nesta quarta-feira quando uma tempestade provocou tornados e chuvas torrenciais no estado do Alabama, sudeste dos Estados Unidos, informaram nesta quinta-feira as autoridades locais. Com isso, aumentou para 162 o número de mortos em todo o país, em consequência da tempestade, que derrubou edifícios e virou dezenas de veículos, segundo os governos de vários estados.

O presidente Barack Obama ordenou que o governo “aja rapidamente” no Alabama, o principal estado atingido. As autoridades declararam o estado de emergência no Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississipi, Missouri, Tennessee e Oklahoma, onde os governadores convocaram a Guarda Nacional para ajudar nas operações de resgate e limpeza.

De um total de 50 estados, 21 foram afetados por temporais – em uma região que vai dos Grandes Lagos, no extremo norte do país, até o Golfo do México, no sul.

No Alabama, um gigantesco tornado, de quase um quilômetro, passou sobre Tuscaloosa e “algumas zonas estão literalmente irreconhecíveis”, revelou o prefeito da cidade, Walter Maddox. Muitas pessoas ficaram presas em suas casas, com as portas bloqueadas por árvores. As ruas estão repletas de destroços.

“Estava com minha mulher vendo as notícias sobre o clima quando um enorme tornado caiu sobre nós (…) Fomos correndo para o banheiro, as luzes piscavam e tudo tremia”, contou Will Nevin, um morador de Tuscaloosa.

Em Birmingham, maior cidade do Alabama, outro tornado causou enorme destruição no norte da zona urbana, arrastando automóveis e arrancando árvores. Ao menos 375 mil pessoas ficaram sem eletricidade no estado, segundo as autoridades.

No Arkansas (centro), outro estado muito atingido, os tornados e enchentes deixaram 11 mortos, declarou à AFP Renee Preslar, porta-voz do Departamento de Emergências do Arkansas. “Há árvores caídas, cortes de energia, casas destruídas (…) e muitas regiões alagadas”.

Foram registrados mais de 50 tornados e, em algumas regiões, precipitações de até 45 cm entre sábado e terça-feira. Centenas de pessoas foram retiradas de suas casas no Missouri (centro), após o rompimento de diques do Rio Black, próximo à localidade de Poplar Bluff.

Imagens da televisão americana mostram equipes de resgate enfrentando a forte correnteza para salvar pessoas bloqueadas pelas águas. “Estou feliz que minha família esteja sã e salva”, declarou um habitante de Poplar Bluff, Chris Pigg, que passou a noite com os parentes em um abrigo temporário.

Segundo o serviço meteorológico nacional (NWS, National Weather Service), a previsão é de uma breve calmaria para esta quinta e sexta-feira, antes da chegada, no sábado, de uma nova tempestade.

fonte:JB