Consórcio Arena Pantanal forma turma de carpinteiros

29/04/2011 13:51

O Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior, responsável pelas obras de construção da Arena Pantanal, em Cuiabá, realizará na próxima terça-feira, dia 3, a formatura dos 25 alunos que participaram do Programa de Formação Técnica (PFT). Os formandos, que são de comunidades no entorno da Arena, já foram contratados pelo Consórcio para fazerem parte do quadro de colaboradores do empreendimento. O curso de carpintaria do PFT foi realizado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizado Industrial do Mato Grosso (SENAI – MT).

As aulas tiveram duração de 40 dias. A parte teórica foi realizada em uma sala de aula montada no próprio canteiro de obras. Depois, os alunos praticaram o que aprenderam no próprio campo de trabalho, com todas as ferramentas e materiais inerentes à função.

O Programa de Formação Técnica (PFT) vem sendo empregado nas obras da Santa Bárbara Engenharia desde 2007. Já foram capacitadas mais de 200 pessoas, entre trabalhadores e moradores de comunidades vizinhas às construções. O objetivo é oferecer oportunidades de profissionalização e, indiretamente, cumprir a política de responsabilidade social, uma das características da empresa.

Arena

O novo estádio Arena Pantanal será uma das sedes da Copa do Mundo 2014. As obras começaram em abril do ano passado. A expectativa é que tudo esteja pronto em dezembro de 2012. O projeto do novo estádio prevê a construção de 300 mil m2 e 43 mil lugares. Será um dos poucos do mundo a requerer a certificação LEED, que reconhece as construções pautadas pela sustentabilidade, que utilizam critérios, por exemplo, de racionalização de água e energia.

Sobre a Santa Bárbara Engenharia: empresa mineira que atua há mais de 43 anos no mercado nacional nos segmentos de edificações, infraestrutura, contratos industriais e óleo e gás, com mais de 1000 obras realizadas. A empresa possui sede administrativa em Belo Horizonte (MG) e conta ainda com escritórios em outras duas localidades (SP e RJ). A Santa Bárbara é responsável por grandes e importantes obras ao redor do País, tais como: o Projeto Salobo (PA), Arena Pantanal (MT), Revap (SP), Cais das Artes (ES) e Cidade Administrativa (MG), entre outras.

Em 2010, foram 15 obras em andamento e 15 finalizadas. Em andamento: Vila São José (MG), Jardim São Francisco (SP), Porto do Açu (RJ), Canal de Bodocongó (PB), Edifício sede Petrobras (RJ), Cais das Artes (ES), Hospital Metropolitano (MG), Hospital de Base (DF), entre outras. Entregues: Ponte sobre o rio Tamanduateí (SP), Sabesp (SP), Jardim Nazaré (SP), Canal do Meio (Campina Grande-PB), Esgoto Baixa Maceió (AL), Aglomerado da Serra (MG), Colégio Bernoulli (MG), Schlumberger (RJ), Gasoduto Tijucas-Itajaí.

Sobre a Mendes Júnior: empresa que está há 57 anos no mercado de construção pesada, tanto no Brasil quanto no exterior, desenvolvendo projetos nos segmentos de infraestrutura, óleo e gás e negócios industriais. Foi a empresa responsável por importantes projetos, como a Ponte Rio-Niteroi, Ferrovia Expressway (no Iraque), Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins – MG), Hidrelétrica de Itaipu, Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira (SP) e Cidade Administrativa de Minas Gerais, entre outros.

Fonte: 24 Horas News

Tags:
Esportes