Vacinação contra gripe continua em todas as unidades de saúde

02/05/2011 20:21

A vacinação contra gripe continua em todas as unidades de saúde até o dia 13 de maio. Com a ação do último sábado, 30, quando foi realizado o Dia D de Vacinação contra Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 14.293 doses de vacina.

Os números, divulgados nesta segunda-feira pela Vigilância Epidemiológica, correspondem a 11.313 doses aplicadas em idosos, 2.228 doses em crianças de 6 a 23 meses e 752 doses em gestantes.

De acordo com a enfermeira da Vigilância, Maria do Carmo Possidente, a meta é de vacinar 80% de cada grupo definido pelo Ministério da Saúde. “A expectativa é de grande adesão até o final da campanha”, disse a enfermeira. A população estimada de idosos é de 45.630 pessoas; de gestantes 5 mil; e de crianças, aproximadamente, 7.500.

Maria do Carmo lembrou que mesmo lquem foi vacinado em 2010 deve repetir a dose este ano, uma vez que a composição da vacina é diferente. “No ano passado, em crianças e gestantes foi aplicada apenas a vacina contra Influenza H1N1. Este ano está sendo utilizada a vacina trivalente e os grupos serão imunizados também contra a Influenza Sazonal (gripe comum)”, enfatizou a enfermeira.

A vacina apresenta reações brandas, podendo ocorrer febre baixa e dor no local da aplicação. Ela é contraindicada apenas para pessoas de grupos selecionados que já apresentaram reação anafilática a ovo ou reação contra a Influenza Sazonal em doses anteriores.

A vacina ocorre em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h. O posto montado no Calçadão da Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, também atende no decorrer da semana das 9h às 12h.

 Fonte:Rede Bom Dia

Tags: