Ministro anuncia crédito para a pecuária

04/05/2011 12:01

A informação foi passada aos criadores na abertura oficial da 77ª. Expozebu, em Uberaba (MG). “Diferentemente da agricultura, a pecuária não tem um sistema de apoio no que diz respeito ao seu financiamento. A expansão da pecuária brasileira está a exigir essa mudança”, afirmou o ministro.
Wagner Rossi lembrou que o ciclo produtivo da agricultura é de no máximo um ano, enquanto a criação demanda de quatro a cinco anos. Por isso, a necessidade de um sistema de financiamento próprio para a pecuária.
Segundo o ministro, uma das linhas será destinada à renovação de pastagens, com ênfase em melhoria de produtividade. O crédito abrangerá atividades como correção de solo, adubação, manejo e melhorias genéticas nas gramíneas degradadas.
Outras duas linhas de crédito incentivarão a retenção e a aquisição de matrizes. Levantamentos indicam que cerca de um terço dos abates no Brasil são de fêmeas. “Quando matamos a fêmea, antecipamos uma receita, mas perdemos receitas muito maiores no futuro”, justificou Wagner Rossi. Segundo o ministro, o volume de recursos e os prazos ainda estão sendo definidos em conjunto com o BNDES e o Banco do Brasil.
Homenagem
Durante a cerimônia, Rossi foi homenageado com a medalha do Mérito da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que anualmente destaca personalidades que contribuem para o desenvolvimento da pecuária zebuína. Participaram da solenidade os ministros do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) – grupo que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile. Estiveram presentes os ministros da Agricultura da Argentina, Julian Dominguez, e do Uruguai, Tabaré Aguerre; a ministra do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, Nemesia Achacollo; o vice-ministro da Agricultura do Paraguai, Armin Hamann; e o diretor do Ministério da Agricultura do Chile Gustavo Rojas. As autoridades estrangeiras vieram a Uberaba a convite de Wagner Rossi, que atualmente preside o CAS, para conhecer os avanços tecnológicos e genéticos da pecuária brasileira.

Fonte:Portal do Agronegócio